Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Por que é tão difícil abandonar as redes sociais?

Estudo aponta que símbolos relacionados ao Facebook geram prazer e desejo

Redação iBahia • 04/08/2017 às 18:27 • Atualizada em 27/08/2022 às 22:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Porque elas fazem as pessoas se sentirem bem. Ao menos essa é a resposta da pesquisadora Allison Eden, do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual do Michigan. Mesmo uma pequena sugestão, como o logotipo do Facebook, é capaz de despertar uma resposta prazerosa, o que mostra que nós, humanos, estamos sendo condicionados a frequentar esses espaços.

— As pessoas estão aprendendo essa sensação de recompensa quando usam o Facebook — explicou a pesquisadora, em estudo publicado esta semana na revista “Cyberpsychology, Behavior and Social Networking”. — O que nós mostramos com esse estudo é que mesmo algo simples como o logo do Facebook, ver o mural de um amigo ou qualquer outra coisa associada ao Facebook, é suficiente para trazer de volta as associações positivas.

Allison, junto com colegas das universidades holandesas Vrije e Radboud, conduziram dois estudos com usuários frequentes e ocasionais. Os resultados mostraram que entre os usuários frequente, uma pequena exposição a símbolos relacionados à rede social causa uma resposta prazerosa, que dispara o desejo. E essa combinação, de prazer e desejo, torna o Facebook difícil de resistir.

Provavelmente, trata-se de um comportamento aprendido, como quando uma criança aprende que fazer pirraça atrai a atenção das pessoas, ou quando cachorros aprendem que fazer as necessidades num determinado local faz com que ele ganhe um biscoito. E essas respostas aprendidas são difíceis de serem quebradas.

Como foram feitos os estudos

Na primeira pesquisa, os participantes foram expostos a imagens relacionadas ao Facebook ou aleatórias, para o grupo de controle. Logo depois, era mostrado um símbolo chinês. Então, os participantes foram questionados se este símbolo era prazeroso ou não.

Após serem expostos à imagem relacionada ao Facebook, usuários frequentes classificaram o símbolo chinês como prazeroso com maior frequência que os usuários ocasionais, mostrando uma conexão entre a rede social e uma resposta prazerosa.

Na segunda parte da pesquisa, os participantes foram orientados a medir o seu desejo ao uso do Facebook, e novamente os usuários frequentes demonstraram maior vontade em usar a rede social. Este sentimento é uma das maiores barreiras para quem quer reduzir o tempo gasto nesses programas.

Segundo Allison, ao cair em tentação, muitas pessoas sofrem com o sentimento de culpa. Se elas tentam regular o uso do Facebook e falham, elas se sentem mal, então entram no Facebook como uma forma de buscar alívio e se sentem culpadas novamente:

— É um ciclo de fracassos na autorregulação.

E o sentimento de culpa é mais danoso para a psique dos indivíduos do que falhar em controlar o uso das redes sociais. Para ajudar nesse processo, a pesquisadora propõe que as pessoas removam símbolos relacionados ao Facebook dos ambientes que frequenta, como apagar o logotipo da tela principal do celular.

— A mídia, incluindo as redes sociais, é um dos hábitos com mais fracassos para regular — disse Allison. — As pessoas tentam se regular e realmente encontram dificuldade.


Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil