Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Pós-carnaval: agora é hora de repor as energias

Acordar cedo, dormir tarde, comer mal e ingerir bebidas alcoólicas foi a rotina de muita gente nas últimas horas

Redação iBahia • 26/02/2020 às 13:12 • Atualizada em 27/08/2022 às 20:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Lá se foram dias de folia intensa. Acordar cedo, dormir tarde, comer mal e ingerir bebidas alcoólicas foi a rotina de muita gente nas últimas horas. Mas hoje, Quarta-feira de Cinzas, é dia de ajudar o corpo a se recuperar para voltar à vida normal. O cansaço depois da festa é natural, como explica o clínico geral D’Or Arthur Martinez:

— Bebidas alcoólicas associadas ao forte calor podem acarretar em desidratação, levando à prostração, dores musculares e até a problemas mais sérios. Isso, somado ao esforço não usual dos blocos e do dia a dia do carnaval, já que muitos não praticam atividades físicas regulares, vai fazer com que todos fiquem muito desgastados.

A recuperação começa por boas noites de sono, com pelo menos oito horas de descanso, e alimentação adequada. Ingerir muito líquido é fundamental para combater a desidratação provocada pelo consumo exagerado de álcool.

— A quarta-feira é o dia de limpar o organismo. É interessante fazer o processo durante o dia inteiro, com alimentos saudáveis de fácil digestão, começando com um suco detox e, ao longo da manhã, ir comendo frutas, como banana com aveia, por exemplo — orienta a nutricionista.

Na hora do almoço, a dica é fazer uma refeição colorida e bem leve. — No prato pode ter batata doce com frango grelhado, salada verde, legumes como cenoura e beterraba, que têm carboidratos complexos. Dar uma variedade de cores no prato é o que vai garantir a reposição de vitaminas e minerais — complementa a especialista.

Risque do seu cardápio de hoje qualquer comida gordurosa ou industrializada porque são de difícil digestão e não vão ajudar na recuperação que o corpo precisa.

— Não consuma também molhos industrializados. Faça o próprio tempero. Descasque mais e desembrulhe menos — aconselha a nutricionista oncológica e ortomolecular Paula Pratti.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde