Mundo

Publicada em 15/06/2011 às 15h06. Atualizada em 15/06/2011 às 15h11

Primeiro eclipse lunar de 2011 será visto hoje no Brasil


Diferentemente do eclipse solar, não é necessário utilizar proteção especial para os olhos. O fenômeno também será visto na Argentina e no Uruguai


Da Redação
(redacao@portalibahia.com.br)
publicidade

No Leste do Brasil, na Argentina e no Uruguai, assim como nos países europeus e asiáticos, será possível ver nesta quarta-feira (15) à noite o primeiro eclipse lunar de 2011. Será o momento em que o Sol, a Terra e a Lua estarão alinhados por, no mínimo, uma hora e 40 minutos, e no máximo, três horas e 39 minutos. Diferentemente do eclipse solar, não é necessário utilizar proteção especial para os olhos. O fenômeno não poderá ser visto da América do Norte.

O eclipse total da Lua ocorre duas vezes por ano, quando ela fica atrás do Sol, mas não desaparece por completo. Em decorrência da chamada refração astronômica, que é o desvio dos raios luminosos quando os astros passam pela atmosfera da Terra, a Lua fica com uma cor acobreada. O fenômeno ocorre quando ela está cheia.

Pelos dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, o próximo eclipse lunar está previsto para 10 de dezembro. Na América do Sul, o eclipse total será às 20h13, mas a entrada da zona de penumbra poderá ser percebida a partir das 16h50. O horário final previsto é 23h.

A Nasa elaborou um estudo com a previsão dos próximos eclipses até 2100. Os interessados em obter mais informações devem acessar o site da Nasa. As informações são da Agência Brasil.

 





Tags: Eclipse, Fenômeno natural, Lua, Sol
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do Portal iBahia; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Agenda Cultural