Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Projeto Ceifar cuida de crianças e famílias da região do Cabula

Ceifar trabalha ainda com outras necessidades que abrangem saúde física e mental, nutricional e profissional

Redação iBahia • 21/01/2018 às 11:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento

Localizado na região do bairro do Cabula, o Centro de Integração Familiar (Ceifar) cuida de crianças, adolescentes, jovens, adultos e famílias que apresentam necessidades básicas, fornecendo cuidados pessoais e formação escolar. O Ceifar trabalha ainda com outras necessidades que abrangem saúde física e mental, nutricional e profissional.

A associação civil foi fundada em 1994 pela enfermeira belga Simonne Alice Debouck, atendendo sempre famílias que vivem em estado de vulnerabilidade social. Em Salvador, esse atendimento é realizado aos moradores do bairro de Tancredo Neves e de regiões adjacentes.

O centro tem implementado ações que ajudam a reestruturar e reorganizar as possibilidades de participação de seus assistidos na sociedade, oferecendo oportunidade de desenvolvimento da autonomia e crescimento sócio-econômico da comunidade. Atualmente, mais de 400 crianças e suas famílias são atendidas pela instituição.

Histórico
O Ceifar foi fundado com o objetivo de trabalhar na formação da sexualidade e ajudar no planejamento familiar de adolescentes e de adultos. As atividades começaram em São Paulo, na Confederação Nacional de Planejamento Familiar. Em Salvador, as assistências foram iniciadas em 2002, quando o Centro de Saúde começou a ser desenvolvido.

O centro passou a oferecer uma triagem em fonoaudiologia, odontologia, pediatria, ginecologia, clínica geral, planejamento familiar e pré-natal. Depois, também foi disponibilizada uma triagem para pessoas com necessidades especiais. Para ter acesso as consultas médicas gratuitas é preciso realizar uma marcação prévia.

Em 2005, houve uma reformulação na estrutura educacional do Ceifar, passando a contemplar um programa de educação infantil para crianças de 3 a 6 anos. A partir dessa mudança, houve uma subdivisão das atividades em Educação Infantil, Acompanhamento Pedagógico, Ações Multi-Educacionais (AME) e Atendimentos Médicos-odontológicos.

Saúde
Além dos serviços na educação, o Ceifar oferece também atendimento médico para a comunidade de Tancredo Neves e suas adjacências. A consulta precisa ser marcada previamente. Através desse agendamento, é possível ter atendimento nas áreas de clínica geral, dermatologia, fonoaudiologia, nutricionista, oftalmologia, odontologia, otorrinolaringologia, pediatria, urologia. Além disso, exames como Eletrocardiografia e Ultra Sonografia também são disponibilizados.

O Serviço de Psicologia Casa de Alice é outro benefício oferecido pelo Ceifar. Ele foi inaugurado em maio de 2016, com o objetivo de oferecer serviços de atendimento psicológico especializado, com foco no público de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais