Gastronomia

Quer inovar na Páscoa? Confira receita de filé de surubim ao molho de pera

Chef do 'Qua Tal? Cozinha Criativa' revela uma das receitas do cardápio ao iBahia

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Para quem deseja aproveitar as delícias gastronômicas da Semana Santa, o restaurante 'Que Tal? Cozinha Criativa', localizado na Pituba, revelou com exclusividade ao iBahia uma das receitas de maior sucesso do cardápio . A chef e administradora, Lyvanna Soeiro, compartilhou os segredos para preparar o Filé de Surubim ao forno com molho de pera (ou uvas). Confira: 

Preparo do Peixe:
Na véspera do consumo, lave bem o filé de surubim com limão , depois com água.  Dica de Lyvanna Soeiro, chef e administradora do Que Tal? Cozinha Criativa: "Nós aproveitamos 100% do limão, batendo no liquidificador com um pouco de água e coando".

Para um filé de +/- 3 kg passe nele todo 1 colher de sopa de pasta de alho, sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.

 “Particularmente, gosto de dar umas furadinhas na proteína pra fazer penetrar mais o tempero. Isso feito, guarde o surubim na refrigeração até o dia seguinte, envolvido em um papel filme”, revela Lyvanna. 

No dia seguinte, unte uma assadeira com óleo, envolva o surubim em papel alumínio e coloque para assar em forno preaquecido (180 a 200g). Para o peso do filé dessa receita, o tempo de forno deverá ser entre 15 e 20 minutos. O surubim soltará bastante caldo no seu cozimento – você o aproveitará no molho (fundamental). 

Preparo do Molho:

Ingredientes

- 2 xícaras de caldo caseiro* de legumes (o restaurante Que Tal? não usa caldos industrializados)

- Caldo do cozimento do surubim (+/-150ml)

- 1 ½ xícara de uvas partidas ao meio e sem caroço ou peras em finas fatias longitudinais

- 1 cebola ralada

- 1 colher se sopa de manteiga ou margarina

- 1 colher (chá) de amido de milho sal a gosto

Refogue a cebola na manteiga / margarina até ficar douradinha. Junte 1 xícara das peras ou uvas, envolva um pouco e acrescente os caldos de legumes e do cozimento do surubim, deixando ferver por apenas 2 minutos, pois as frutas são delicadas não requerendo maior tempo de fogo.

Deixe resfriar pra bater no liquidificador.

Dica de Lyvanna Soeiro, chef e administradora do Que Tal? Cozinha Criativa: “Eu retiro as cascas nessa etapa. Caso prefira deixa-las, coe depois com uma peneira”.

Reserve

Na finalização do prato, na hora de servir, dissolva o amido de milho em um pouco do caldo frio e leve tudo ao fogo, mexendo até engrossar o molho. Jogue então por cima do filé do surubim, após ter regado com azeite de oliva. “Isso deixa o peixe mais gostoso, tenro e brilhoso”, indica Lyvanna. Novamente use a dica das furadinhas pra penetração do molho. Coloque a ½ xícara de peras ou uvas por cima, decorando, e leve ao forno para uma rápida aquecida.

SERVIÇO

Que Tal? Cozinha Criativa

Rua Território do Guaporé, 162, Pituba

Tel.: (71) 3565-3583

Aberto todos os dias, das 11h30 às 15h30 horas 

Preços (100g):

Buffet: R$ 5,79

Salmão e filé mignon na chapa: R$ 6,79

(ref.: março/2018) 

Redes Sociais:

Instagram: @quetalrestaurante

Facebook: /quetalrestaurante