Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Relembre dez eventos de arte que movimentaram Salvador em 2014

Reabertura da Casa Jorge Amado, centenários de Lina Bo Bardi e Caymmi, mostras de Leminski e Suassuna... Esses foram alguns dos pontos altos nas artes em Salvador. Confira!

• 16/12/2014 às 21:22 • Atualizada em 02/09/2022 às 7:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Para quem gosta e acompanha artes visuais, o ano de 2014 contou com algumas das melhores mostras nos espaços culturais de Salvador. Aqui, listamos, sem a preocupação da ordem cronológica, os dez principais acontecimentos nas artes plásticas, na opinião da equipe do iBahia, mas muito mais foi visto pelo público. Se aquele evento ou exposição que você conferiu e merece ser relembrado não está aqui, conte para a gente na área de comentários!
1) Jorge Amado Fundação Casa Jorge Amado - Novembro Depois de 11 anos fechada, a famosa casa 33 da Rua Alagoinhas foi reaberta e agora abriga a Fundação Casa de Jorge Amado. O espaço mostra o acervo que pertenceu ao casal Jorge e Zélia, como objetos pessoais e coleções dos escritores. Lá também pode ser vista a representação dos pratos e as delícias gastronômicas preferidas deles. O amor pela arte também é exposto com um extenso acervo de esculturas adquiridas em viagens pelo mundo.
2) Ariano Suassuna – Arte Como MissãoCaixa Cultural Salvador - Julho Um evento multimídia trouxe a Salvador uma homenagem ao poeta, ensaísta, romancista e dramaturgo paraibano. O evento foi composto por uma exposição fotográfica, um ciclo de filmes e uma aula-espetáculo ministrada pelo escritor, na sala principal do Teatro Castro Alves, uma semana antes de seu falecimento. A mostra 'O Decifrador' foi formada por fotografias inéditas, assinadas por Alexandre Nóbrega, que acompanhava Suassuna em viagens e tinha acesso a momentos descontraídos do cotidiano do escritor. As imagens mostram Suassuna, por exemplo, deitado no chão de um aeroporto, visitando o interior da Paraíba e de Pernambuco e descansando na sua casa de Recife (PE).
3) Hoje e Sempre Dorival CaymmiDurante todo o ano de 2014, o baiano Dorival Caymmi recebeu homenagens pelo seu centenário. Muitos dos eventos foram shows e apresentações musicais, mas o cantor e compositor também mereceu exposições no Abaeté, em Itapuã, e na Biblioteca Pública dos Barris. Além disso, as homenagens incluíram palestras, exibição de filmes e espetáculos.
4) Bienal de Artes da Bahia De maio a setembro Após 46 anos sem acontecer, a Bienal da Bahia, voltou a movimentar o cenário das artes em 2014. Foram 100 dias de exposições de artes que ocuparam diversos locais da capital e do interior. A terceira edição do evento teve como tema 'É Tudo Nordeste?'. A solenidade de abertura e muitas atividades da programação aconteceram no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). No casarão, houve projeção do curta-metragem 'Mitos e Contramitos da Família Pernambucano baiana' (1974), de Jomard Muniz de Britto. No mesmo espaço, foram exibidas, ainda, 20 obras da exposição itinerante 'No Litoral É Assim', que passou por quatro cidades do interior (Juazeiro, Alagoinhas, Feira de Santana e Vitória da Conquista) durante o período da Bienal.
5) Centenário Lina Bo BardiMuseu de Arte Moderna da Bahia - Dezembro Para homenagear Lina Bo Bardi (1914-1992), o MAM-BA realizou o evento 'Os tempos vivos de uma arquitetura” , que discutiu a obra da arquiteta ítalo-brasileira. O museu abrigou duas mostras: a exposição Lina BA 58/64, com maquetes de edifícios construídos em Salvador e curadoria de Carla Zollinger; além de Corrupiting Lina, com releituras de arquitetos italianos e brasileiros, curada por Federico Calabrese. Também houve rodadas de discussão sobre a obra da arquiteta. Lina chegou ao Brasil no ano de 1946. Foi ela quem inaugurou o MAM-BA), no Solar do Unhão, conjunto colonial do século 17. Naturalizada brasileira em 1951, idealizou o espaço para ser museu-escola, espaço de interação e troca. O projeto, porém, foi interrompido pelo golpe de 1964.
6) Gil 70 Palacete das Artes - Agosto Organizada pelo poeta e designer gráfico André Vallias, em conjunto com o pesquisador e ensaísta Frederico Coelho, a exposição apresentou obras de 27 artistas, de diversos gêneros, inspirados no acervo de Gil. Entre eles, estavam cineasta Andrucha Waddington, o poeta Augusto de Campos e os cantores e compositores Caetano Veloso e Arnaldo Antunes. Vídeos, fotografias e áudios possibilitaram ao público conhecer mais sobre a trajetória do cantor e compositor baiano, que completou 70 anos.
7) Múltiplo LeminskiCaixa Cultural Salvador - outubro e dezembro Escritor paranaense Paulo Leminski recebeu homenagem com exposição de mil objetos, entre fotos, livros, pinturas, poesias, vídeos e filmes. A mostra revelou a multiplicidade artística do escritor, que também atuava como músico, compositor, tradutor, ensaísta e publicitário.
8) Lygia Sampaio 60 Anos de Pena e PincelMuseu de Arte Sacra da UfBA até 31/01/15 Para comemorar os anos de arte da artista plástica e museóloga baiana, são apresentadas 58 obras dela. As telas são divididas em duas temáticas: 'Santas e Flores' e 'Personagens e Cenas da Bahia'.
9) Como Refazer o MundoGaleria Luiz Fernando Landeiro - Maio A mostra reuniu obras em diferentes suportes e categorias de 34 artistas, que apresentaram uma reconfiguração das coisas do mundo. Com curadoria assinada por Divino Sobral, artista plástico e curador goiano, agrupou pintura, desenho, aquarela, gravura, bordado, recorte, objeto, instalação, fotografia, vídeo, registro de performance e graffiti, evidenciando a prática artística contemporânea como uma atividade que se dedica a refazer os aspectos do mundo.
10) A Magia de Miró, desenhos e gravuras Caixa Cultural Salvador - Até 8/02/15 O traçado colorido e inconfundível do artista plástico catalão Joan Miró (1893-1983) pode ser apreciado em Salvador, desde 16 de dezembro até 8 de fevereiro. Trata-se de uma das mais importantes exposições abertas na capital baiana em 2014. Esta é uma grande oportunidade para o publico soteropolitano conferir de perto a obra deste artista, que é um dos representantes da arte surrealista. A visitação acontece de terça a domingo, das 9h às 18h, gratuitamente. A mostra é composta por 69 obras do pintor e mais 23 fotografias em preto e branco tiradas de Miró, por Alfredo Melgar - conde de Villamonte e fotógrafo galerista -, que retrata o pintor em situações mais intimistas, em seu atelier.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento