Santa Casa

Renda do Campo Santo ajuda a sustentar projetos sociais da Santa Casa da Bahia

Atividades sociais atendem cerca de duas mil pessoas de maneira continuada em seus programas de educação, capacitação e promoção social

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Com a ideia da "morte que gera vida", a Santa Casa da Bahia reverte a renda do Cemitério Campo Santo, em Salvador, para a manutenção das atividades sociais da instituição, uma estrutura de assistência com um legado ininterrupto de quase 500 anos história. Cerca de duas mil pessoas são atendidas através de Centros de Educação Infantil, cursos de capacitação, projetos de promoção social e iniciativas de apoio à cidadania.

Dentro de sete Centros de Educação Infantil (CEIs), sendo seis no Bairro da Paz e um em Nazaré, a entidade assiste cerca de 700 crianças (entre 2 e 5 anos), oferecendo mais de três mil refeições diariamente, educação de qualidade em regime integral, acompanhamento psicológico e atendimento odontológico.

Santa Casa ajuda Centro de Educação Infantil (Foto: Divulgação)
É também para os moradores do Bairro da Paz que a Santa Casa da Bahia mantém o Programa Avançar - Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação. O espaço oferece cursos profissionalizantes e outros serviços de apoio à cidadania para crianças, jovens e adultos moradores da comunidade. Entre as áreas de formação estão costura, marcenaria, elétrica, maquiagem, pintura de obra civil, recepção e auxílio de cozinha

O Avançar conta ainda com o Balcão de Justiça e Cidadania - prestando mais de dois mil atendimentos por ano -, a Biblioteca Graciliano Ramos, a Escola de Informática e o Núcleo de Prática Orquestral e Coral, que é fruto de uma parceria com o NEOJIBA.

Avançar conta com Núcleo de Prática Orquestral e Coral
(Foto: Divulgação)
Junto com o Instituto Coca-Cola, a Santa Casa da Bahia também contribui com a empregabilidade de pessoas com idade entre 15 e 29 anos através do Coletivo Jovem, que oferece conteúdo voltado para o desenvolvimento do seu plano de vida a médio e longo prazo. O serviço é para os jovens que estão cursando ou já concluíram o ensino médio.

A entidade também desenvolve os Projetos Complementares, voltados para crianças e idosos, como o Apoio Pedagógico, para dar reforço escolar a 100 crianças da rede municipal de ensino, e o Qualidade de Vida na Terceira Idade, com atividades para o desenvolvimento do intelecto e da autoestima.

Programa Avançar também conta com curso profissionalizante de Administração
(Foto: Divulgação)
A Casa de Saúde Solange Fraga abriga crianças e adolescentes oriundos do interior da Bahia em tratamento contra o câncer e cardiopatias no Hospital Santa Izabel.