Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Restam apenas 8% da área original de Mata Atlântica, alerta ambientalista

• 27/05/2015 às 11:10 • Atualizada em 02/09/2022 às 0:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

arara-azul-ecod.jpg
Arara-azul, um dos símbolos da Mata Atlântica
Foto: Ana_Cotta

Há mais de trinta anos, Mário Mantovani, atual diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, luta pela conservação de uma das florestas mais ricas em biodiversidade e uma das mais ameaçadas da Terra.

O ambientalista lembra que atualmente restam apenas 8% da área original da Mata Atlântica, que estava originalmente em 17 estados brasileiros, 3.400 municípios. “70% da população brasileira mora onde um dia foi a mata atlântica”, diz o Mantovani.

Nesta quarta-feira, 27 de maio, comemora-se o Dia da Mata Atlântica. Para marcar a data uma série de atividades estão previstas para essa semana, entre elas o lançamento dos dados da mata atlântica e de uma matriz que mostra como pode ser feito o pagamento de serviços ambientais, além de um café da manhã com a Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados.

Mata Atlântica Tamanho original: 1.110.182 Km² Tamanho atual: restam apenas 8% de sua cobertura vegetal Estados que engloba: BA, GO, MS, MG, ES, RJ, SP, PR, SC, RS População: 106.896.616 ou 58,1% do país Clima: Tropical e Subtropical úmido Solo: Raso, úmido e pouco ventilado Flora predominante: árvores de médio e grande porte. Fauna em destaque: Mico-leão-dourado, Tamanduá bandeira, Arara-azul-pequena, Anta

Ouça a entrevista completa que Mantovani concedeu ao programa Natureza Viva, da Rádio Nacional da Amazônia.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade