Bahia

Restaurante pega fogo em Morro de São Paulo e causa pânico a moradores e turistas

No local não há Corpo de Bombeiros e as chamas foram apagadas pela população

Redação Correio 24h

Um incêndio destruiu parcialmente um restaurante em Morro de São Paulo, no município Cairu, na região turística da Costa do Dendê, na manhã desta terça-feira (20). As chamas altas levaram pânico à população local, comerciantes e turistas. Segundo a polícia, a causa do incêndio ainda é desconhecida. As chamas foram controladas pelos próprios moradores. Não houve feridos.

Foto: Divulgação
O incêndio aconteceu no Restaurante Buda Beach, na Segunda Praia do Morro de São Paulo, por volta das 10h. “As chamas foram altas, a população entrou em pânico, muita gente desceu para a praia, inclusive turistas. Não temos mais baixa estação. Morro de São Paulo pode não estar lotada, mas sempre tem turistas”, declarou a delegada Argimária Soares, titular da Delegacia de Cairu.

O fogo foi contido pelos moradores da região. Eles usaram baldes com água e mangueiras. “Aqui não tem Corpo de Bombeiros. A brigada que temos aqui não tem estrutura e a população foi quem apagou o fogo", disse a delegada.

As causas do acidente são desconhecidas. “Os peritos (do Departamento de Polícia Técnica) estão indo para o local por Valença, por conta das embarcações, já que Morro de São Paulo, Boipeba, são ilhas e para chegar só de barco”, relatou a delegada.

Nota
Por meio de nota, a Secretaria Especial de Morro de São Paulo, órgão da Prefeitura Municipal de Cairu, confirmou o incêndio e o classificou como de “média proporção”.  
Foto: Divulgação
A prefeitura informou que possui um procedimento criado com base nas portarias de segurança contra incêndio e pânico para concessão ou renovação do Alvará de Funcionamento (Portarias N.4 e N.5 de 2017), porém nem todos os empresários se adequaram às exigências do documento.

A nota diz ainda que o Corpo de Bombeiros esteve recentemente na ilha fazendo visita técnica e vistoria. A corporação pretende fazer um treinamento básico de combate a incêndios e primeiros socorros com os moradores, assim como pretende instalar um subgrupamento de bombeiros no local.

Histórico
Em outubro de 2017, um incêndio atingiu três estabelecimentos em Morro de São Paulo -  dois restaurante e uma pousada. Um dos locais afetados é o Sambass, que funciona como restaurante e pousada e ficava localizado também na Segunda Praia. Além do Sambass, foi atingido o restaurante Cantina do Morro.