Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Retrospectiva 2014: Relembre os fatos que marcaram a Bahia

Eleições para Governador, primeiro transplante de pele da Bahia, maior apreensão de drogas e o vírus chikungunya. Veja o que foi notícia

• 22/12/2014 às 8:25 • Atualizada em 26/08/2022 às 18:48 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O ano de 2014 ficou marcado na mente dos baianos. Ano em que o vírus chikungunya assustou o estado. Onde foi realizado o primeiro transplante de pele da Bahia. Da maior apreensão de drogas do estado. E também foi ano de eleições com a vitória de Rui Costa para governador da Bahia. Se não lembra de tudo, o iBahia separou 10 fatos que foram notícias este ano. Confira:Mulher é atingida por dinamite deixada em armário por ex-namorado: Uma mulher foi atingida por uma dinamite após retirá-la de cima de um armário dentro da cozinha de sua casa, em Conceição, zona rural de Ipirá, a 210 quilômetros de Salvador no dia 3 de fevereiro. Segundo a Polícia Civil de Ipirá, Ranailda Fraga Macedo Dias, 31 anos, teve partes do rosto e braços queimados. A vítima foi socorrida até o Hospital Municipal de Ipirá, mas acabou sendo transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE) e tem estado de saúde estável. A polícia informou também que o explosivo foi deixado na casa de Ranaida a cerca de um ano pelo seu ex-namorado, que trabalhava em um pedreira na região e atualmente mora no município de Itaberaba.
Mulher ficou com queimaduras em partes do rosto e nos braços
Jornalista é morto a tiros dentro de carro de reportagem em Teixeira de Freitas: O jornalista Jeolino Lopes Xavier, 44 anos, foi morto a tiros no dia 27 de janeiro no Centro da cidade de Teixeira de Freitas, que fica a 900 quilômetros de Salvador. Segundo informações do delegado Kleber Gonçalves, Jeolino estava no carro com a namorada quando foi abordado por homens armados em um carro que disparam vários tiros. Jeolino foi atingido por seis tiros e morreu dentro do carro de reportagem do seu site Portal N3. A namorada dele, Daniele Ferreira dos Santos, 25 anos, que também estava no carro, foi atingida por um tiro na perna.
Jeolino foi morto com seis tiros
Irmãos morrem asfixiados ao limparem tanque de posto de combustível: Dois irmãos morreram no dia 13 de março ao limparem um tanque de um posto de gasolina na BR-116, entre Jequié e o entroncamento de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia. Leomar Antônio da Silva Santos, 36 anos e Jorge Carlos da Silva Santos, 31 sofreram asfixia enquanto realizavam o serviço. De acordo com o delegado de Jequié, Almir Fernandes, Leomar e Jorge foram contratados para limpar o tanque do Posto Coalhada, que estava desativado. Por volta de 12h, uma peça caiu dentro do tanque e um dos irmãos entrou para recuperá-la, mas sofreu asfixia. O outro ainda tentou resgatar o parente e também morreu dentro do tanque. Apesar do uso de equipamento de proteção por um dos irmãos, a falta de oxigênio dentro do tanque foi determinante para as mortes.
Irmão tentou salvar o outro e os dois morreram juntos dentro de tanque
Acidente com ônibus na BR-101 deixa sete mortos e 28 feridos: O acidente com um ônibus da empresa Rota Transportes, que aconteceu no dia 8 de novembro, na BR-101, deixou sete mortos, sendo cinco mulheres, identificadas como Madalena Nunes, Valéria da Conceição Rodrigues, Marlene Alves dos Santos, Iasmin da Silva Lopes, o motorista do ônibus, José Nilson, e uma criança, Diana Silva Souza, que teria entre seis e sete anos, segundo a delegacia de Itapebi, no extremo sul da Bahia. O coletivo saía de Ilhéus em direção a Porto Seguro e caiu da ponte sobre o rio Jequitinhonha, após uma kombi tentar fazer uma ultrapassagem e colidir lateralmente com o ônibus. A mureta no entorno da ponte cedeu ao peso do veículo, que caiu de uma altura de mais de 30 metros.
Ônibus caiu em rio após colidir com kombi que realizou uma ultrapassagem proibida sobre ponte
Rui Costa é eleito governador da Bahia em primeiro turno das eleições 2014: O candidato Rui Costa (PT) foi eleito governador da Bahia no primeiro turno das eleições realizada no dia 5 de outubro deste ano. Ele teve 54% dos votos. Com uma diferença de de pouco mais de 16% entre o petista e o candidato do DEM, Paulo Souto, que conquistou 38% dos votos dos eleitores baianos. Ainda no período de transição, Rui Costa anunciou a reforma administrativa que vai fazer em sua gestão a partir do dia 1º de janeiro de 2015. De acordo com o assessoria do governo, 1694 cargos foram cortados e foram extintas a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Secretaria Indústria Naval e Portuária (Seinp) e Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil (Secopa) e a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). A Superintendência de Construções Administrativas (Sucab) também deixa de existir e suas funções serão geridas agora pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Semanas depois, Rui divulgou a lista dos 11 secretários que farão parte da sua gestão em 2015.
Rui Costa foi eleito governador da Bahia com 54% dos votos
Primeiro transplante de pele da Bahia: O adolescente Jeferson Borges, de 12 anos, foi o paciente que recebeu o primeiro transplante de pele na Bahia realizado no dia 25 de agosto deste ano. Jeferson transplantou 2500 cm de pele na região dorsal, devido à lesão causada por queimadura elétrica, que comprometeu um membro superior. A criança estava internada no Hospital Geral do Estado (HGE) há 11 meses e foi encaminhada ao Hospital das Clínicas por solicitação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). O enxerto de pele foi possível por meio de uma parceria da SESAB com o banco de pele de Porto Alegre.
Jeferson e sua mãe
Feira de Santana já tem 718 casos confirmados de chikungunya: No dia 16 de outubro deste ano o Ministério da Saúde confirmou que dois pacientes contraíram chikungunya no Amapá. Foram os primeiros relatos de transmissão interna. Até o dia 11 de novembro, o Ministério registrou 1.364 casos, sendo que 1.293 deles foram contaminados em território brasileiro. O número de casos de chikungunya em Feira de Santana, a 109 km de Salvador, subiu de 641 para 718, segundo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade no dia 2 de dezembro deste ano. Para tentar combater o vírus, o Ministério da Saúde destinou uma verba de R$ 12,3 milhões para ações de vigilância, prevenção e controle da dengue e febre chikungunya no estado.
Até o dia 2 de dezembro, Feira de Santana já tinha registrado 718 casos da doença
Maior apreensão de drogas na Bahia: Cerca de 761 kg de cocaína foram apreendidos em um condomínio de luxo localizado em Imbassay, município de Mata de São João, no dia 10 de julho deste ano. De acordo com a polícia, essa foi a maior apreensão da droga já realizada na Bahia e a segunda maior no Nordeste - a primeira de 2014. Além dos 761 kg de cocaína, dos quais 70 já estavam prontos para o consumo, foram apreendidos 130 kg de maconha no quintal da casa. As drogas estavam enterradas em uma cisterna. Uma mulher de 33 anos e um homem de 21 foram conduzidos à Superintendência da Policia Federal, em Salvador, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Em seguida, o casal foi encaminhado ao Núcleo de Prisão em Flagrante da Justiça, no Complexo Penitenciário da Mata Escura.
Além dos 761 kg de cocaína, dos quais 70 estavam prontos para o consumo, foram apreendidos 130 kg de maconha
Dado como morto, homem de 54 anos é encontrado vivo em necrotério de hospital: Waldelúcio de Oliveira Gonçalves, 54 anos, foi dado como morto pelos médicos do Hospital Geral Menandro de Farias, que fica em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, no dia 23 de agosto. Um dia após a notícia do falecimento dele por insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos, ele foi encontrado pelo irmão respirando dentro do saco usado para colocar cadáveres no necrotério do hospital."O saco estava fechado e se mexendo. Subindo e descendo como se ele estivesse respirando. Daí ele [irmão de Waldelúcio] chamou todo mundo pra ver o que estava acontecendo. Já estava com os pés amarrados e com algodão no nariz e ouvidos", contou Patricia Gonçalves, sobrinha de Waldelúcio.
Ele foi encontrado pelo irmão respirando dentro do saco usado para colocar cadáveres na sala de necrotério
Chuva forte atinge cidades do interior do estado: Nos últimos dias do ano uma forte chuva atingiu Salvador e algumas cidades do interior. Após quase duas horas de chuva, a correnteza invadiu o centro de Euclides da Cunha, 300 km de Salvador, e inundou várias ruas, avenidas e estabelecimentos comerciais da cidade e deixou algumas famílias desabrigadas. Em Brumado, também no oeste, a barragem de Cristalândia transbordou e complicou acesso ao Centro da cidade. Por conta de problemas com alagamento, a central de marcação de exames da cidade teve que suspender o atendimento ao público. Já em Bom Jesus da Lapa, no oeste do estado, a prefeitura decretou estado de emergência e mais de 500 famílias estão desabrigadas na cidade. Desde o dia 17 de dezembro, foram registrados quase 100 milímetros de chuva no município, mais da metade do previsto para todo o mês de novembro. Outras cidades como Queimadas, Santaluz e Itabuna sofreram com a chuva.
Motocicleta é levada pela correnteza em Euclides da Cunha

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia