Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

Retrospectiva 2015: relembre grandes momentos do mundo cultural

Reveja os fatos mais importantes da música, cinema, literatura, artes cênicas e visuais, na Bahia, e as grandes perdas, no Brasil e no mundo

• 27/12/2015 às 10:28 • Atualizada em 27/08/2022 às 17:48 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O ano de 2015 foi bastante movimentado no mundo cultural. Quer relembrar os maiores acontecimentos? Confira a seguir:
Destaques: Os artistas brilharam neste ano, mas há alguns que merecem destaque pela resposta que receberam através do público, gerando sucesso em 2015. A cantora Anitta por exemplo teve três singles que se tornaram fixos na mente dos fãs, são eles: 'No Meu Talento', 'Deixa Ele Sofrer' e 'Bang'. A artista chegou a ganhar um prêmio internacional, e também de melhor cantora do ano no prêmio 'Melhores do Ano' no 'Domingão do Faustão' -exibido pela TV Globo-, além de atingir recorde de vendas no iTunes. A comemoração também aconteceu em solo baiano: sob comando do cantor Márcio Victor, a banda Psirico ganhou através da música 'Xenhenhem' a categoria de música do Carnaval. Na Bahia também tem Pablo, que com sua voz romântica emplacou sua música em novela da TV Globo. Duas atrações baianas se destacaram no programa 'Superstar': a dupla vencedora Lucas e Orelha, e a banda Scambo -que chegou ao Top 12-. Quem também agitou este ano foi a baiana Ivete Sangalo, inovando com um clipe em 360°.
Foto: Arte iBahia
Entre os destaques também estão: Luan Santana com o vídeo mais assistido no Youtube neste ano, Renato Vianna vencendo o 'The Voice Brasil' -exibido pela TV Globo-, e Clarice Falcão fazendo sua versão da música 'Survivor'. Partindo para o outro lado no mundo, tem a cantora Katy Perry aumentando as vendas após apresentação no 'Super Bolw', Taylor Swifit sendo eleita a artista do ano e Adele quebrando recorde no dia em que lançou o álbum. Retornos e separações O ano também foi reservado para a volta das bandas: Adriana Ribeiro retomou a formação original do grupo 'Rapaziada', Pierre Onássis voltou ao Afrodisíaco, Banda Beijo fez shows com nova formação e Planet Hemp declarou retorno definitivo. Los Hermanos pisaram em solo baiano após três anos e a banda Legião Urbana retornou aos palcos. Como nem tudo são flores, houveram pausas e separações também entre os artistas. Rick desfez dupla com Renner, Saulo terminou a parceria com a empresa de Ivele Sangalo e a banda Restart anunciou uma pausa. Além do cantor Zayn saindo do One Direction, a cantora Emanuelle Araújo saindo da banda Moinho para seguir careira solo e Cascadura chegando ao fim. E não acabou por aí: o DJ Ashba deixou o Guns N' Roses, Joelma anunciou carreira solo e os meninos do Forfun anunciaram uma pausa com uma turnê de despedida.
Foto: Reprodução/Instagram
Perdas A música também teve momentos tristes. Durante o ano o mundo musical perdeu: Renato Rocha (ex-Legião Urbana), a cantora Charmayne do grupo lançado por Michael Jackson, o José Rico, Inezita Barroso, B. B. King, Cristiano Araújo e sua namorada Allana Moraes. Em 2015 também foi completou-se 19 anos sem os músicos do grupo Mamonas Assassinas e 25 anos sem Raul Seixas. Polêmicas As polêmicas também apareceram no ambiente musical. Ed Motta criticou o tributo a Tim Maia feito por Criolo e Ivete Sangalo, Madonna caiu durante apresentação e o Bonde das Maravilhas polemizou em coreografia durante clipe. Também teve Nanda Costa dando resposta aos que deduziram affair da cantora com Emanuelle Araújo e Bell Marques tendo a música 'Cabelo de Chapinha' criticada. Comemorações Mas também houveram comemorações. Maria Bethânia comemorou 50 anos de carreira, assim como Gal Costa, Caetano e Gil. O Axé Music recebeu homenagens do Camarote Expresso 2222 pelos 30 anos e também do iBahia durante a festa de 15 anos do site. Quem também debutou este ano foi o Camarote Salvador e as bandas Psirico e Scambo.
Foto: Dilvulgação
Ainda não acabou: bloco Crocodilo comemorou 30 anos de Carnaval e o grupos Raça Negra e Asas Livres também completaram a mesma idade. Com 35 anos de estrada tem a banda Camisa de Vênus. Com 20 anos de carreira tem CPM 22 e o cantor Jorge Vercillo. Ivete Sangalo emocionou milhares de pessoas ao cantar músicas de Caetano e Gil através de evento beneficente. E Salvador foi eleita a 'Cidade da Música'.
A banda Eva comemorou 35 anos com exposição aberta ao público, o Lalá Multiespaço homenageou os 30 anos de Axé Music e também tiveram exemplares raros da Barbie sendo exibidos em shopping. Os dinossauros invadiram a cidade, além da chegada de 'Da Vinci - A Exibição'.
Foto: Divulgação
Em Londres os personagens do Star Wars garantiram seus lugares reservados como estátuas de cera. Em Salvador tiveram a exposição em homenagem aos 10 anos do Tereiro Ilê Àse Ojisé Olodumare, as mostras 'Aos Olhos de Caymmi', 'Mandela em Cartaz', 'ExporJorge', 'Jorge, Amado e Compartilhado', 'Mulheres Vencedoras' e as homenagens aos 50 anos de carreira de Maria Bethânia e também aos 35 anos do Olodum.
A Flica foi de grande importância para a literatura: o projeto recebeu Meg Cabot, Paula Pimenta e a escritora do livro que deu origem ao filme 'Preciosa', além de um importante debate sobre etnias, resistências e mitos. Ao fim do evento foi selecionado o curador para a edição de 2016: o jornalista Mario Mendes.
Foto: Egi Santana/Flica
Em Salvador houveram lançamentos do livro do Padre Marcelo Rossi e também sobre a história de vida de Irmã Dulce. E os personagens de Dorival Caymmi se tornaram temas de livro. Sem esquecer de Mário Andrade sendo homenageado na Flip 2015.Lá em Paris, o Brasil foi o homenageado no 'Salão do Livro', um dos maiores eventos literários internacionais. A Marvel anunciou o relançamento dos HQs de Star Wars e a autora de Crépusculo trocou o sexo dos personagens no novo livro.
Relembrando alguns destaques no mundo do cinema, temos o anúncio feito por Vin Diesel de que o oitavo filme da série 'Velozes e Furiosos' havia sido confirmado. Em entrevista no 'Jimmy Kimmel Live', o ator revelou que o oitavo filme será ambientado em Nova York. A possibilidade da presença da atriz Eva Mendes no novo filme agradou aos fãs da série de filmes. A previsão de estreia de 'Velozes e Furiosos 8' é para 2017.
Também em 2015, após 17 anos, foi revelada uma cena excluída do longa 'Titanic'. O corte se deu porque a sequência apresenta um trocadilho com o iceberg. Nela a personagem Molly Brown, sobrevivente do naufrágio interpretada pela atriz Kathy Bates, pede mais gelo em sua bebida. Isso foi considerado uma "brincadeira" do diretor James Cameron, pois o navio estava prestes a colidir com a montanha de gelo e afundar.
Além disso um projeto inovador trouxe para o público soteropolitano uma Sala de Cinema 3D Gratuita. Comédias românticas nacionais e filmes infantis foram exibidos durante o projeto “Cine em Cena Brasil”, que, neste ano de 2015, foi realizado pela primeira vez em Salvador. Ainda este ano, a cidade também recebeu o Projeto Cinema Itinerante que levou cinema ao ar livre para bairros de Salvador.
Em 2015, Salvador recebeu o Festival Latinoamericano de Teatro. Com preços populares, o evento reuniu 16 espetáculos teatrais internacionais e brasileiros, performances urbanas, exibição de vídeos e mesas redondas de discussão sobre a cena da produção teatral latino-americana, além de crítica teatral, oficinas formativas e exposição artística.Movimentando também a Ilha de Itaparica, o Festival de Cultura de Rua estreou com o objetivo de incentivar moradores e turistas a adotar hábitos sustentáveis e de divulgar o potencial do local para o ecoturismo.
Além disso, em comemoração aos 10 anos de sucesso da sua peça '7Conto', o ator Luís Miranda levou o espetáculo para o bairro de Cajazeiras, com apresentações gratuitas, na semana do Dia Mundial do Teatro.
Em 2015, também aconteceu a nona edição do IC - Interação e Conectividade, encontro internacional de artes, realizado anualmente em Salvador. O evento trouxe apresentações de arte sonora, música experimental e barulhos de natureza social, política e cultural.
O circo de Marcos Frota, 'Mirage Circus', também estreou em Salvador. Quem foi conferir a atração de perto encontrou malabarista, trapezistas, bailarinas, palhaços, mágicos, equilibristas e o Globo da Morte com seis motos. O circo ficou na cidade entre os dias 28 de agosto e 30 de novembro.
No mês de novembro, o clássico do teatro, 'Ó Paí Ó' teve apresentação única no TCA a R$ 1. Alegrias e sofrimentos dos moradores do Centro Histórico costuram a peça dirigida por Marcio Meirelles, que integrou o projeto Domingo no TCA e celebrou os 25 anos do Bando. Artistas, travestis, prostitutas e baianas de acarajé são alguns dos personagens que apresentam temas como racismo e violência, com deboche e posicionamento político.
Perdas
Gilberto Filho era diretor e professor de teatro
Em 2015, a arte baiana perdeu importantes nomes da área teatral. Em maio, o diretor de teatro Gilberto Filho foi encontrado morto em sua residência, no bairro de Brotas. Segundo a família, Gilberto foi vítima de um infarto fulminante. Ele era diretor e professor de teatro e estava à frente da companhia infantil "Caras e Bocas", voltada para à educação de crianças e jovens de Salvador e Lauro de Freitas.Roberto de Abreu Schettini, ator, dramaturgo e fundador do Grupo de Teatros Finos Trapos, também morreu este ano, vítima de um acidente de carro. Schettini era, também, professor da Uesb, no campus de Jequié. Ele foi admitido na universidade em abril de 2010 e foi um dos fundadores do curso de Licenciatura em Artes.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música