Literatura

Ricardo Ishmael e Francisco José participam da Flica em Cachoeira

Evento será realizado entre os dias 5 e 8 de outubro no Recôncavo baiano

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Em sua sétima edição, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) recebe este anos os  jornalistas Ricardo Ishmael e Francisco José. O evento será realizado entre os dias 5 e 8 de outubro no Recôncavo baiano. Os profissionais vão participar da mesa “Entre a notícia e a ficção: limites, contrapontos e narrativas possíveis”, com mediação de Zulu Araújo. 

Foto: Divulgação

Repórter especial da Rede Globo, Francisco José celebrou  40 anos de carreira com o lançamento do livro ‘40 anos no ar’. Na publicação, um apanhado de histórias e situações do cotidiano do repórter, nascido no Crato, Ceará, e radicado em Pernambuco. Na carreira, o jornalista já participou de mais de duas mil reportagens pelo Brasil e nos cinco continentes. 

Já o baiano Ricardo Ishmael rebvelou seu lado escritor para o público em 2017. O  apresentador lançou recentemente “O curioso destino de Rita Quebra-Cama”. Ambientada no sertão nordestino, região de origem do escritor, a obra marca a iniciação de Ishmael no universo literário. Ao todo são sete contos de ficção, que retratam temas universais, como disputas por posse de terras, conflitos armados, dramas de família, relações amorosas e lendas populares. 

 A festa costuma atrair mais de 20 mil visitantes a Cachoeira. Uma novidade deste ano será a curadoria. O escritor e jornalista Tom Correia assume a função ocupada, em 2016, por Emmanuel Mirdad, um dos idealizadores e coordenador geral do evento.