Mundo

Rosa e branco ou azul e cinza? Roupa de ginástica cria nova polêmica na internet

Caso lembra o famoso vestido que dividiu a web em relação à sua cor

Redação Correio 24h

Depois do caso do vestido que dividiu a internet em 2015, agora circula na internet uma nova foto que desafia as pessoas a enxergarem a cor: branca e rosa ou cinza e azul?

(Reprodução: Twitter)

A imagem foi publicada em 3 de julho pela britânica Rachel Steward no Facebook e já teve mais de mil compartilhamentos. A autora do post diz ter ficado surpresa ao perceber que outras pessoas viam outras cores diferentes de branco e rosa na roupa de ginástica.

Na época da polêmica do vestido, foi aludida uma possível explicação científica - e a culpa é toda do cérebro, e de como ele interpreta a luz que atinge os seus olhos. "Nós sempre estamos decidindo sobre a quantidade de luz que atinge as nossas retinas", disse um professor de psicologia da faculdade Randolph-Macon College, Cedar Riener, ao Buzzfeed.  

O que nós vemos é sempre uma combinação de quanta luz atinge um objeto, e quanto dessa luz é refletida na superfície dele. E a nossa visão também pode ser influenciada pelo que foi visto imediatamente antes. Ainda assim, os especialistas não chegaram a um acordo sobre o que está causando as diferenças individuais de percepção. 

A cor do vestido

O tipo de cor que recaiu sobre o vestido no momento da foto pode ser a maior pista para os pesquisadores perceberem o que causa a polêmica. "Se eu for eu um quarto e ligar uma luz que é completamente vermelha, os objetos brancos irão refletir a cor vermelha também", disse o médico Jay Neitz, oftalmologista e especialista em pesquisas envolvendo visão e cores, ouvido pelo site Vice. 

(Reprodução: Twitter)
"Se também houver algo vermelho no quarto, então ele também irá refletir a cor vermelho. Só que quando o seu cérebro tenta processar de que cor algo é na luz vermelha, ele poderá te dizer, na maior parte das vezes, que a cor é branco - mesmo se, na luz normal, o objeto for realmente vermelho", diz.

Esta é a explicação mais plausível para o fenômeno da foto com o vestido: já que a primeira foto foi tirada em uma luz azulada, a ilusão de ótica faz com que seu cérebro pense que o vestido é realmente branco.

"Isso faz sentido. O que não faz sentido é porque o cérebro de algumas pessoas percebem que esse vestido é azul, e que outros o veem como branco", comenta o dr. Neitz. "Esta é a primeira vez que eu vejo algo assim".  

Veja Mais