Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Saiba como congelar e conservar carnes para que elas durem mais

A carne não deve ser armazenada em casa da mesma maneira que é armazenada no supermercado

• 31/08/2014 às 12:30 • Atualizada em 30/08/2022 às 10:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A carne é um alimento que não pode ser conservado em casa da mesma maneira que era conservada no supermercado. Ela precisa de cuidados especiais, como ser armazenada em temperatura específica.
O local mais indicado para guardar a carne é o freezer e a temperatura deve estar abaixo de -18ºC. “Assim é possível formar pequenos cristais em volta da carne, conservando o seu sabor e nutrientes”, explica Fabio Stoco, docente de gastronomia do Senac, em entrevista ao site Sabores do Chef. O alimento deve ser congelado ainda com cartilagens e gorduras, pois elas funcionam como uma camada protetora e evitam que a carne fique ressecada. Guardada corretamente, ela pode ser conservada por até três meses. Se estiver temperada, a durabilidade diminui para um mês no freezer e três dias na geladeira.
Congelando
Depois de descongelada, não é recomendado que a carne volte ao congelador. Por isso, uma boa prática é separar pequenas porções em diferentes recipientes, para que se descongele apenas o necessário para cada receita. Para deixar tudo mais organizado, uma boa dica é etiquetar cada recipiente com informações sobre a carne, como o corte, a quantidade e a data de armazenamento. De acordo com Stoco, a maneira ideal é embalar cada pedaço utilizando um pratinho de isopor e plástico PVC. "embale o mais rente possível. Se a intenção é fazer a compra do mês, prefira carnes que já estão embaladas dessa forma” sugere.
Descongelando
A carne não deve ser descongelada de uma hora para outra. O ideal é que ela seja colocada na geladeira de um dia para o outro, para que só então possa ficar na temperatura ambiente. “Em temperatura ambiente os micro-organismos se proliferam mais rapidamente trazendo riscos à saúde”, explica o professor de gastronomia.
Apesar de poder ser congelada, a carne fresca é sempre a melhor opção. “O processo de congelamento faz com que ela perca sucos importantes”, finaliza Stoco, que sugere que a compra de carnes seja feita semanalmente por quem costuma consumir o alimento com frequência.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia