Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Saiba o que você precisa fazer para usar jardins em sua casa

Jardim pode ser um local para ler e relaxar ou para receber os amigos

• 25/01/2015 às 20:10 • Atualizada em 28/08/2022 às 13:12 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Arquiteto Luiz Claudio Motta aposta em jardim vertical em espaço interno (Foto: Xico Diniz/Divulgação)
Muito mais do que um espaço de contemplação, o ambiente externo do seu lar pode ser melhor aproveitado com bancos, espreguiçadeiras, áreas para crianças brincar, piscina, ou apenas um bom sofá e algumas plantas. O jardim, inclusive, pode ter inúmeras funções, desde um local para ler e relaxar ou, ainda, pode servir para receber os amigos.
Segundo o arquiteto e paisagista Marcos Malamut, é preciso entender para que vai servir o seu jardim. “Pode ser um lugar para fazer refeições, para descansar, contemplar, etc. O importante é entender quais funções o espaço vai desempenhar na casa. Depois disso, quando entendo o que quero fazer nele, vou adquirir os móveis, acessórios e escolher quais plantas usar. Estas vão estar a serviço da minha ideia principal”, explica.
De acordo com ele, os ambientes externos são subutilizados, pois as pessoas não consideram os espaços como parte da casa. “Normalmente pensam na casa, quartos, sala, cozinha, e não se lembram da área externa, que também pode ser utilizada para qualquer coisa. É preciso se apropriar das áreas externas”, assegura o especialista.
De acordo com ele, as plantas e flores são ingredientes essenciais para que seja criada a “atmosfera” do espaço. “Elas são as estruturas volumétricas, que dão a vida ao local. É preciso lembrar que são materiais vivos, evolutivamente cada planta é acostumada a certo ambiente”, afirma Malamut. Ele ressalta que também é necessário analisar as condições do seu próprio lar. “Se o local pega sol, coloca-se um tipo de planta, se não, é preciso usar outro tipo. A planta só vai estar bonita e saudável se estiver em um ambiente ideal”, complementa.
Já para o paisagista e engenheiro agrônomo Alex Sá Gomes, a principal dica para ter um bom jardim é conhecer ou pesquisar sobre plantas. “Plantas combinam com tudo, mas temos que pensar na harmonia. É preciso que as plantas se adaptem com o dia a dia da pessoa. Uma pessoa que viaja muito, por exemplo, não pode ter algo que precise de cuidado diário. Caso contrário, um cacto pode ser a melhor opção”, diz.
Ele recomenda que, em um ambiente despojado, as plantas sejam combinadas com madeira ou vasos de cerâmica. Já em ambientes sofisticados, o ideal é combinar com materiais de vidro ou mármore.
Kátia Sória destaca que é possível ter plantas em qualquer ambiente (Fotos: Andre Luiz Sá Gomes/Divulgação)
Decoração No ambiente interno, a dica é fazer com que os elementos naturais fiquem próximos da varanda, janelas ou de locais que tenham luminosidade. “Evite colocá-las dentro de ambientes climatizados. Além disso, não esqueça de pulverizar a planta, para tirar a poeira. Desta forma, ela irá ‘respirar’ melhor”, recomenda.
Para o arquiteto Marcos Malamut, uma boa opção para quem tão tem espaço externo é fazer um jardim vertical. “O jardim vertical tem benefícios que são insubstituíveis. Ele fica dentro de casa e serve como um elemento estético, para alguém que quiser cobrir uma parede, por exemplo”, afirma. Ele ressalta, no entanto, que o item requer cuidados especiais. “É preciso molhar, cuidar, tirar as folhas secas. Não podemos tratar como um quadro. É uma estrutura sensível e que depende de cuidado permanente”, explica.
Para todos os bolsos Segundo ele, a solução mais simples para quem não quer gastar muito, é plantar em vasos. “Existem várias maneiras de você plantar, fazer combinações e distribuir pela casa. Em alguns casos, inclusive, a pessoa pode usar materiais que deem um clima externo no ambiente interno. É o caso de pedras, madeira, etc”, diz.
Para o arquiteto Luiz Claudio Motta, outra forma de fazer com que os jardins não pesem no bolso é aproveitar o que o ambiente já oferece. “O entorno pode ser observado e adaptado. Transformar está em alta. Uma planta que já existe, por exemplo, pode ser agregada ao ambiente”, garante. Além disso, podem ser agregados itens como água, vasos de cerâmica e elementos como pedras. “Os móveis podem ser rústicos, de madeira de demolição, ou até mesmo com design moderno e arrojado. As mesinhas laterais com acessórios e vasos também são uma boa escolha”, destaca.
A paisagista Katia Sória concorda que respeitar a natureza é o principal critério para quem não pode gastar muito com o jardim. “O preço das plantas é definido pelo porte e complexidade delas. Uma planta de 3m será sempre mais cara que a mesma de menor porte. Use plantas menores, já que elas irão crescer”, recomenda.
“As plantas de pequeno porte devem ser usadas em lugares pequenos, já as plantas de grande porte podem ser colocadas em lugares espaçosos. A planta de sombra é a melhor opção para áreas internas e as plantas de sol, para áreas externas”, complementa Sória ao explicar as plantas ideais para cada espaço.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração