Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Salvador terá menos habitantes do que Brasília em 2016

A previsão é do IBGE que estima a população das duas cidades em 2,9 milhões; órgão diz que Brasil tem 204 milhões de habitantes

• 28/08/2015 às 20:51 • Atualizada em 28/08/2022 às 4:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Em pouco tempo Salvador não será a terceira cidade mais populosa do país. Em grande ritmo de crescimento, Brasília ultrapassou Fortaleza e Belo Horizonte no censo demográfico de 2010. Em 2016 deve passar Salvador. A previsão é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou as estimativas populacionais dos municípios brasileiros. O órgão estima que o país já tem mais de 204 milhões de habitantes. A estimativa é publicada anualmente no Diário Oficial da União. Ela é utilizada para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos entre os censos. Também é um dos parâmetros utilizados para o cálculo dos Fundos de Participação de Estados e Municípios, que estabelece a quantia de recursos repassadas pela União.
As populações dos municípios são estimadas a partir dos censos demográficos e outras projeções. "Se baseia na tendência de alteração populacional entre os censos de 2000 e 2010, além da projeção populacional para o Brasil nos próximos anos", explica Izabel Marri, pesquisadora do IBGE. O cálculo também leva em consideração alterações de limites dos municípios. É o caso das cidades baianas Banzaê e Piraí do Norte, que aparecem na lista das dez que mais cresceram no país. "Além dessa tendencia observada, a gente incorpora alterações de limites (de municípios) que ocorreram após 2010. Em Banzaê e Piraí do Norte houve alteração de limite entre 2014 e 2015", afirma Izabel. Migração Entre as capitais, a que mais cresceu foi Brasília, com taxa de crescimento de 2,19% este ano. A média das grandes capitais é crescer menos de 1%. Salvador cresceu 0,6%. As duas cidades estão praticamente empatadas, com população estimada em 2,9 milhões de habitantes. Para a pesquisadora Izabel, o que explica o crescimento de Brasília é a migração. "Brasília é uma região que concentra muita gente, tem muito município em torno, as cidades-satélites. É um centro receptor de imigrantes", elucida. A cidade cresce a uma média de 500 mil habitantes por censo (1991, 2000 e 2010). Concentração Quase metade do país vive em 26 regiões metropolitanas. Cada uma tem pelo menos 1 milhão de habitantes. Juntas, somam 93,3 milhões, representando 45,6% da população brasileira. A Região Metropolitana de Salvador é a sétima mais populosa, com 3,9 milhões de habitantes. A distribuição da população brasileira em seus 5570 municípios revela uma forte concentração em grandes centros urbanos. O país tem apenas 304 municípios com mais de 100 mil habitantes. Eles representam 5,5% dos municípios do país, mas concentram 56% da população. Excluindo-se as capitais, o Brasil tem 20 municípios com mais de 500 mil habitantes. São oito no estado de São Paulo e três no Rio de Janeiro e Minas Gerais. Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Pará completam a lista com um município. Unidades da Federação A Bahia continua sendo o quarto estado mais populoso do país, com 15 milhões de habitantes, representando 7,4% da população brasileira. O estado está atrás apenas de Rio de Janeiro (16 milhões), Minas Gerais (20 mi) e São Paulo (44 mi), todos da região sudeste. Na região nordeste, Pernambuco e Ceará vêm logo abaixo da Bahia. Eles têm, respectivamente, 9,3 e 8,9 milhões de habitantes.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador