Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

Samba carioca toma conta do Ensaio do Ilê em noite de festa

O bloco recebe o sambista Marcelinho Moreira na segunda edição dos ensaios de Carnaval

• 21/10/2014 às 15:56 • Atualizada em 01/09/2022 às 21:03 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
rO Bloco Ilê Aiyê segue com a programação de ensaios para o Carnaval 2015 com mais uma edição da festa, que acontece neste sábado (25), às 22h, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu. O sambista carioca Marcelinho Moreira, acompanhado do grupo Bambeia, e da banda Tempero do Samba, serão as atrações do evento, que tem como anfitriã a Band’Aiyê. Os ingressos custam R$ 30 (pista) e R$ 50 (camarote).
O Ilê Aiyê saiu na frente, este ano, ao abrir a temporada de ensaios carnavalescos em setembro, quando recebeu a cantora Ellen Oléria, no encerramento do calendário da Semana da Mãe Preta. Nesta segunda edição, a promessa é unir o ritmo envolvente do samba carioca com as batidas percussivas do bloco afro, em uma noite que vai misturar o clima dos ensaios da escolas de samba do Rio de Janeiro com a energia do Carnaval soteropolitano.Para novembro, o Ilê Aiyê está preparando uma edição especial da festa em comemoração aos 41 anos do bloco e ao Dia da Consciência Negra no Brasil. A expectativa é de que, a cada ensaio, o Mais Belo dos Belos antecipe um pouco do espetáculo que será apresentado nas ruas de Salvador, durante Carnaval do ano que vem.HomenagemA festa no bloco não para, já que no dia 5 de novembro, o Ilê Aiyê recebe a Comenda do Mérito Cultural, homenagem concedida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, como reconhecimento de contribuição à valorização da cultura do estado. A cerimônia de premiação será realizada no Teatro Castro Alves.
Mãe Stella de Oxóssi e o cantor Gilberto Gil serão homenageados na categoria Sênior. O escritor baiano João Ubaldo Ribeiro também foi lembrado, na categoria Póstuma
Vencedor na categoria Sênior, que contempla os nomes já consolidados e de relevância incontestável para a cultura baiana, o Ilê Aiyê será representado na cerimônia pelo diretor-presidente do bloco, Antônio Carlos do Santos Vovô. "Para nós é uma honra muito grande ter esse reconhecimento ao lado de grandes nomes que contribuíram para que acontecessem transformações importantes no cenário sócio-cultural de Salvador", declara Vovô.Os outros nove agraciados na categoria Sênior serão o professor e historiador Cid Teixeira; o músico Elomar Figueira Mello; o escultor, curador e museólogo Emanoel Alves de Araújo; o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil; o professor e cineasta Guido Araújo; a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte; a ialorixá e escritora Mãe Stella de Oxossi; a escritora e poeta Myriam Fraga e o Teatro Vila Velha.A premiação se estende ainda às categorias Júnior e Póstuma. A primeira, destinada a personalidades ou instituições em ascensão no cenário cultural, será recebida pela Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu – ACBANTU; o dramaturgo, escritor e ator Aldri Antonio Alves da Anunciação; o poeta e escritor Aleilton Fonseca; o músico Carlinhos Brown; o centro de conhecimento, cultura e inclusão social Cidade do Saber, localizado em Camaçari; o Circo do Capão; o diretor teatral Fernando Guerreiro, atual diretor da Fundação Gregório de Mattos; a atriz e cantora Laila Garin; o maestro Ricardo Castro e a Orquestra Santo Antônio, de Conceição do Coité.Leia também: Ricky Vallen apresenta novo show em Salvador Baile da Senzala recebe DaGanja e Rap Nova Era em próxima edição Freira vencedora do 'The Voice' italiano grava 'Like a Virgin'Já a homenagem póstuma, que deverá ser entregue aos familiares dos agraciados, inclui personalidades de reconhecida atuação em prol da cultura baiana: o arquiteto Diógenes de Almeida Rebouças; o músico Dorival Caymmi; o médico e criador e reitor da então Universidade da Bahia, Edgard Santos; o cineasta Glauber Rocha; o escritor João Ubaldo Ribeiro; o escritor Jorge Amado; o artista plástico, escritor e sacerdote afro-brasileiro Mestre Didi; os mestres fundadores da Capoeira Pastinha e Bimba; o geógrafo Milton Santos e o produtor, dramaturgo e ator Ruy Cezar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música