Santa Casa

Santa Casa presta serviços filantrópicos na área da saúde

Instituição conta com atendimento a pacientes do SUS no Hospital Santa Izabel e atividades de Ensino e Pesquisa

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Fundada em 1549, a Santa Casa da Bahia foi durante cerca de 200 anos a única entidade a prestar atendimento à população de Salvador. Atualmente, ela é uma associação beneficente de assistência social que se propõe ao exercício da caridade e prestação de serviços nas áreas de saúde, ensino e pesquisa, cultura, assistência social e educação infantil.

A Santa Casa é classificada como instituição filantrópica da área de saúde por conta de algumas das suas atividades. Saiba quais são elas:
Foto: Divulgação / Santa Casa

Atuação no Sistema Único de Saúde (SUS)

Por meio do Hospital Santa Izabel, a Santa Casa da Bahia presta atendimento de alta complexidade aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em 18 especialidades, com destaque em cardiologia, oncologia e ortopedia. A assistência é de referência e realizada por uma equipe multidisciplinar e especializada. Ao longo dos anos, o Santa Izabel vem cumprindo integralmente as ações planejadas, sempre alcançando as metas ambulatoriais e hospitalares estabelecidas.

Ensino e Pesquisa

O Hospital Santa Izabel é reconhecido como Hospital de Ensino e Pesquisa desde 2006. Isso significa que o local conta com iniciativas que contribuem para a formação de médicos e outros profissionais de assistência. Estima-se que mais da metade dos médicos formados na Bahia tenham sido capacitados pelo Hospital Santa Izabel.

No Programa de Residência – por meio do qual o médico se torna especialista em alguma área da medicina (exemplo: cardiologia) –, que já dura 35 anos, 841 profissionais foram certificados. Para o internato médico, 200 colocações são ofertadas anualmente. Além disso, o hospital oferece 700 vagas de estágio todos os anos, em áreas como fisioterapia, psicologia, farmácia, enfermagem e serviço social.

Na área de Pesquisa, o Hospital Santa Izabel conta com reconhecimento nacional e internacional por conta de sua produção científica. Somente o Núcleo de Cardiologia já acompanhou o desenvolvimento de mais de 60 pesquisas. Nos últimos anos, 238 pacientes foram beneficiados com os estudos em andamento no hospital.

Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Casa da Ladeira

A Casa da Ladeira acolhe em caráter transitório crianças e adolescentes com dependência em álcool e outras drogas, com base na política de redução de danos. Trata-se de uma modalidade de internamento concebida pela Portaria do Ministério da Saúde nº 121/2012 e que integra a Rede de Atenção Psicossocial do SUS. A unidade é a única com este perfil na Bahia e é fruto de uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e da Santa Casa da Bahia.

Hospital Municipal de Catu

A Santa Casa da Bahia é a gestora do hospital municipal de Catu, cidade do interior do Estado, desde setembro de 2017. A unidade é a única da rede pública disponível para atender à demanda da população local de cerca de 60 mil habitantes.