Meu Primeiro Apê

Seis dicas para economizar no financiamento do apartamento

Quem deseja fazer o financiamento imobiliário precisam tomar alguns cuidados para que o custo diminua

Especial de Conteúdo

Oferecimento
Fazer ou não um financiamento imobiliário? Essa é uma dúvida que está presente na vida de muitos brasileiros interessados em comprar um imóvel. Os que desejam fazer o financiamento imobiliário precisam tomar alguns cuidados para que o custo diminua.

O iBahia, então, listou algumas dicas para lhe ajudar na hora em que você for fazer o financiamento do seu apartamento e conseguir economizar. Confira:

Aumente a frequência do pagamento do financiamento
Uma dica básica para quem quer economizar com o financiamento é aumentar a frequência dos pagamentos. Ou seja, adicionar mais um pagamento anual, semestral ou mensal fará você economizar um bom dinheiro com os juros. Na maioria das vezes, as pessoas fazem os pagamentos mensais, coincidindo com o salário recebido. Você pode tentar aumentar a frequência vendendo parte de suas férias ou com dinheiro extra.

Pesquise o financiamento ideal
O aconselhável para quem deseja economizar no financiamento é pesquisar em diferentes instituições as taxas de juros e tarifas para poder negociar uma portabilidade. Compare as taxas e tarifas através do Custo Efetivo Total (CET) de cada instituição financeira. Quanto menor, mais barato será seu financiamento de imóvel. Faça também um relacionamento com o banco para reduzir ainda mais os juros.

Faça planilha
Uma boa maneira de economizar para financiar um imóvel é analisar todas as suas receitas e despesas ao longo do mês. Para isso, coloque todas as informações em uma planilha. A solução é prática e vai ser a base do seu planejamento. Não esqueça de anotar absolutamente tudo o que gastar para ser o mais honesto possível com o seu controle de gastos e, assim, ter uma visão realista da sua situação financeira.

Cortes estratégicos
Se vai ser com financiamento ou não, o corte estratégico nos seus consumos é imprescindível. Então, se comprar um apartamento é mesmo sua prioridade, planeje tudo para economizar. A indicação não é deixar de sair, fazer passeios ou viagens, mas reduzir gastos considerados supérfluos, como pacotes de TV por assinatura, pedidos de fast food, baladas do final de semana e compras feitas por impulso.

De olho no seu aluguel
Se você vive em apartamento alugado e está na fase de planejamento para a compra de um imóvel, pense que o valor da parcela mensal do financiamento deve ser equiparado ao do aluguel. Já para aqueles que pretendem adquirir um imóvel na planta, o ideal é que a soma de aluguel e prestação não ultrapasse os 30% da renda familiar.

Veja o estado do imóvel
Não se esqueça de que as despesas com reformas devem ser incluídas na previsão do valor final do financiamento imobiliário. Outra dica, dentro deste quesito, é a de que o comprador precisa verificar com antecedência o estado de conservação do imóvel.