Salvador

Publicada em 02/10/2012 às 09h26. Atualizada em 02/10/2012 às 17h03

Serasa lança o Limpo Nome: senha dá acesso a proposta na web


Novo serviço negocia dívida pela internet


Luciana Rebouças
(luciana.reboucas@redebahia.com.br)
publicidade

Com a proximidade das festas de fim de ano, os lojistas têm interesse em limpar o nome dos consumidores inadimplentes para que eles voltem a ter crédito e comprem mais. Com esse objetivo, e para agilizar o atendimento aos clientes com o nome sujo, a Serasa Experian, especializada em serviços de informações de crédito, lançou ontem a campanha Limpo Nome, uma ferramenta para negociar as dívidas pela internet, com uma proposta de desconto para cada tipo de caso.

O superintendente de informações sobre consumidores da Serasa Experian, Vander Nagata, explica que cerca de 200 mil brasileiros receberão uma carta desse tipo pelos Correios, com uma senha, até o fim do ano. Em posse desses números, o interessado deve acessar o site da Serasa e checar sua proposta. Essa senha só será válida por 30 dias.

Se o inadimplente tiver interesse na proposta pode imprimir o boleto no mesmo site e quitar a dívida. “Já são quatro empresas cadastradas, entre bancos e grandes redes varejistas, mas esperamos mais adesões nos próximos meses”, reforça Nagata. Das participantes, a única varejista que permitiu divulgar o nome foi a Marisa.

Alternativa
O superintendente da Serasa acrescenta que há outra opção para quem está inadimplente. Caso receba a carta e a proposta não seja satisfatória, o consumidor terá no próprio site acesso a contatos diretos com a empresa credora. Dessa forma, poderá ligar e renegociar diretamente com a empresa, em vez de passar por uma empresa de cobrança.

“Isso irá facilitar ainda mais essa negociação. Pretendemos fazer essa interação pela própria internet no futuro”, disse Nagata.

O superintendente da Serasa ainda informou que os altos índices de inadimplência têm forçado os empresários a buscarem novas soluções para resolver essas pendências. “Com o tamanho do mercado, com tantas movimentações, é necessário migrar para esse mundo da web, que permite a otimização do fluxo”, salienta Nagata. Atualmente, o percentual de inadimplentes na Serasa está em 7%.


Cautela
Para o economista e membro do Conselho Federal de Economia Paulo Dantas da Costa, o consumidor precisa ser cauteloso para não arcar com custos extorsivos na hora da negociação. Esses custos seriam, principalmente, multas e juros abusivos. “Não aconselho ninguém a pagar nada além de 1% de juros ao mês”, disse o economista.

Em contrapartida, Dantas afirma que o consumidor deve ter interesse, sim, em pagar e limpar o nome. “Ele deve aproveitar ao máximo essa oportunidade de renegociar a dívida, mas com uma boa diminuição dela, sem aceitar juros abusivos”, destacou.

A Serasa Experian ainda informou que fará feirões presenciais em várias capitais do país, inclusive em Salvador. No entanto, a empresa ainda não tem uma data definida para realizar o evento. A Serasa também não divulgou números sobre quantos baianos receberão as cartas com a proposta de redução da dívida.

SPC tem serviço para busca na empresa credora
O superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), Carlos Roberto Oliveira, explica como funciona a renegociação de dívidas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Em primeiro lugar, a instituição envia uma carta de cobrança para o consumidor inadimplente.

A partir do recebimento, ele tem 10 dias para reclamar ou renegociar a dívida com a empresa. “A empresa é quem paga por esse envio da carta. É claro que ela tem a expectativa de que a situação se resolva antes de ter que sujar o nome do cliente”, destacou Oliveira. Hoje, o nível de inadimplência do SPC na Região Metropolitana de Salvador é de 7%, índice  considerado alto.

E quando o consumidor já está com o nome sujo e não consegue localizar a empresa para fazer uma renegociação? Oliveira informa que há o Departamento de Atendimento ao Consumidor (Deacon), ligado à CDL. Lá, é possível ter acesso a essas e outras informações. O serviço funciona na CDL (Carlos Gomes) e SACs (Barra, Cajazeiras e Comércio).

Matéria original do Correio
Serasa lança o Limpo Nome: senha dá acesso a proposta na web
 





Tags: Acordo, Serasa, Limpo Nome, Acesso, Proposta
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do Portal iBahia; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Agenda Cultural