Meu Primeiro Apê

Sete dicas para gastar menos ao mobiliar o seu primeiro apartamento

iBahia montou uma lista com dicas para você mobiliar e equipar o apê com menos sacrifício

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Investiu na compra do seu primeiro apartamento e ficou com baixo orçamento para as compras da decoração do imóvel? O iBahia montou uma lista com dicas para você mobiliar e equipar o apê com menos sacrifício.

Planeje a decoração antes de ir às compras
A compra por impulso é muitas vezes a causa de decepção e, principalmente, de um gasto exagerado. Por isso, planeje como você deseja montar os ambientes que compõe o seu novo apartamento. O primeiro passo é você medir o espaço que você deseja ocupar faça um desenho, mentalmente ou no papel, colocando os itens de interesse. Pense, inclusive, nas cores que eles deverão ter.

Prepare uma lista e foque no essencial
Faça uma lista com tudo que você precisa comprar e coloque as prioridades, conforme os seus hábitos e desejos. Alguns itens já são de cara considerados o essencial para qualquer casa, são eles: geladeira, fogão, cama e mesa para as refeições, entre outros.

Pesquise preços
Após isso, comece a pesquisar os preços para saber quanto acabará gastando com alguns itens. Uma boa dica é utilizar a internet para comparar valores e conhecer melhor os produtos, mesmo que você vá comprar diretamente numa loja física. Ainda com a internet, veja as recomendações de pessoas que já comprar as mobílias pelas quais têm interesse.

Monte um cronograma
Ainda dentro da ideia do planejamento (apontado na dica nº 1), monte um cronograma para organizar as datas em que você poderá comprar os mobiliários. Isso será importante, inclusive, para você se arrumar as contas dos cartões e as formas em que acontecerão os pagamentos.

Móveis usados podem ser boa opção
Não é só de coisas novas que se monta um apartamento. Uma dica para economizar é a compra de itens à venda em brechós, feiras, sites e grupos de redes sociais. É claro que tem que ficar de olho na qualidade do material e, principalmente, no custo que terá para reformá-lo.

Faça você mesmo
Uma outra dica para você economizar é aceitar o desafio de colocar a mão na massa. Inclusive, muitos tutoriais na internet mostram como você pode criar objetivos de forma simples e prática e conseguir decorar seu apartamento. Entre as várias coisas, você pode, por exemplo, aprender a customizar uma cabeceira, fazer um cesto para colocar em cima da mesa e um quadro de boas-vindas.

Pintura e iluminação
Uma boa iluminação e as cores certas para determinados ambientes fazem total diferença para quem quer deixar o imóvel mais aconchegante e gastar pouco. Uma ideia para a pintura é usar uma tinta branca de segunda linha no fundo e, assim, economizar no acabamento com a tinta especial na última camada.