Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

TED Topher White: O que pode salvar as florestas tropicais? Seu celular usado!

• 03/06/2015 às 15:27 • Atualizada em 02/09/2022 às 0:28 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

thoper-ecod.jpg

O engenheiro físico Topher White tem 31 anos e nasceu em São Francisco, na Califórnia (EUA). Em uma viagem à Indonésia, em 2011, ele conheceu a floresta tropical de Bornéu. Ao se deparar com a ação de desmatadores, teve a ideia de reutilizar smartphones para monitorar a ação dos madeireiros.

Ao retornar para os EUA, Thoper conseguiu arrecadar US$ 167 mil por meio de um crowdfunding (financiamento coletivo) e fundou a startup "Rainforest Conection".

"Só agora nos demos conta de que o desmatamento tem efeitos terríveis sobre o planeta. Ele emite mais CO2 do que todos os meios de transporte juntos: carros, ônibus, trens", observa o jovem.

No Brasil, o projeto é implantado na Floresta Amazônica em parceria com 50 índios da etnia tembé

O sistema desenvolvido por Thoper reutiliza smartphones que seriam jogados no lixo e coloca esses aparelhos nos topos das árvores. Os celulares são equipados com pequenas placas de energia solar recicladas e têm microfones que captam o som da floresta. Quando um capta o som de uma motosserra, envia um alerta e um dos guardas florestais corre até o local para impedir o corte.

Proteger para sobreviver
No Brasil, o projeto é implantado na Floresta Amazônica em parceria com 50 índios da etnia tembé. "Para eles, o desmatamento é uma ameaça existencial. Ou eles protegem a floresta ou todo o seu estilo de vida será destruído. Se pudermos mostrar que as pessoas estão interessadas nisso, poderemos gerar receita para aqueles que estão na floresta tentando protegê-la", destaca Thoper.

Em apresentação no TEDxCERN, realizado na região de Genebra (Suíça) em setembro de 2014, Topher White dá mais detalhes de sua invenção:

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade