Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Terror e policial ferido em duplo assalto a ônibus no Comércio

Dupla armada causou pânico durante assaltos na manhã de ontem na região da Cidade Baixa

• 30/04/2016 às 8:54 • Atualizada em 01/09/2022 às 13:50 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Pânico, arrastões, ameaças, tiros e um policial militar baleado. Este foi o saldo da ação de dois bandidos durante dois assaltos a ônibus seguidos na região do Comércio, na manhã de ontem. Primeiro, eles saquearam todos os passageiros de um coletivo da empresa Plataforma. “Se tiver polícia vai morrer”, gritou um dos ladrões, como se já previsse o que poderia encontrar.
E encontrou. No segundo ônibus, um veículo intermunicipal, depois de roubar alguns passageiros, eles revistaram um soldado da Polícia Militar que estava à paisana e encontraram uma pistola. Então, os bandidos o obrigaram a ir para os fundos do coletivo, atiraram contra o PM e fugiram. O soldado Márcio Macedo Barbosa, 35 anos, que não estava fardado, foi atingido no braço direito, e a bala ficou alojada no tórax.
Ele foi socorrido por uma guarnição da PM ao Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o policial passou por exames, mas seu estado de saúde não foi informado. Marcio é lotado na 40ª CIPM (Nordeste de Amaralina). Os dois assaltos são investigados pelo Grupo de Repressão a Roubos a Coletivos (Gerrc). Até o final da tarde de ontem, nenhum dos bandidos havia sido preso.

Ônibus que faz a linha Base Naval-Lapa foi o primeiro alvo dos bandidos. No ônibus seguinte, eles encontraram um policial militar, revistaram e o balearam no braço direito (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Antes, por volta das 7h, os mesmos bandidos protagonizaram o primeiro assalto. O alvo foi um ônibus que faz a linha Base Naval-Lapa, da empresa Plataforma. O assalto aconteceu na região do Túnel Américo Simas, sentido Arena Fonte Nova. Eles entraram no ônibus na altura do Hospital da Marinha e chegaram a pagar a passagem. Cerca de 60 pessoas estavam no veículo.
Alterados De acordo com testemunhas, os dois adolescentes alertaram que iriam atirar caso tivesse algum policial no veículo. De acordo com os relatos, a dupla estava alterada e saqueou os pertences dos passageiros, do motorista e do cobrador.
“Tentei pedir ao Senhor que não acontecesse o pior. Eu falei a ele sobre o amor de Jesus, que Deus tinha planos maiores para ele. Aí ele disse ‘amém, motô, amém’”, contou o motorista do veículo, que não quis se identificar.
De acordo com o cobrador, um dos assaltantes desconfiou que um passageiro fosse policial. “Ele mandou o passageiro deitar, fez de tudo. Quando o cara não aguentava mais a pressão, abriu a mochila e mostrou que não tinha nada”, contou. Ao descer do ônibus, um dos assaltantes apontou a arma para o motorista do coletivo, parado no ponto de ônibus no Vale de Nazaré. Então, o pânico tomou conta do local.

Falei que Deus tinha planos para ele. Aí ele disse ‘amém, motô, amém (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

“Saiu todo mundo correndo pelo meio da rua, algumas pessoas quase foram atropeladas. Ele também estava muito nervoso, se jogou na frente dos carros”, contou o motorista. Muitos passageiros começaram a chorar durante o assalto e contaram ao CORREIO, na sede do Gerrc, na Baixa do Fiscal, os momentos de terror. “Tinha uma menina sentada atrás de mim que gritava muito. Ela estava muito nervosa e eu comecei a rezar, pedindo que eles não voltassem para atirar nela”, contou uma passageira.
Enquanto o mais velho apontava a arma, o mais novo recolhia os pertences e colocava dentro de uma mochila. “Depois o que estava armado voltou para forçar que as pessoas entregassem os celulares”, contou a estudante. “Foi horrível, foi o meu primeiro assalto. Rezei muito para que nada acontecesse de ruim”, contou uma estudante.
Ela e a amiga deram as mãos para tentar esconder os relógios e evitar mais um prejuízo. Os bandidos também roubaram o dinheiro que estava no caixa do coletivo, além de documentos, dinheiro e celular do cobrador. O motorista não foi roubado.
Invasão Por volta das 7h40, os bandidos desceram no Vale de Nazaré, atravessaram a pista e entraram no ônibus intermunicipal da LC Turismo. “Na hora, o motorista parou para desembarcar alguns passageiros, foi quando eles invadiram o ônibus já armados e anunciaram o assalto”, contou o sócio-gerente da empresa, Roque Silva, que havia conversado com o motorista, cobrador e passageiros.
Segundo Roque, o policial viajava na área reservada para idosos e gestantes, localizada entre o motorista e catraca. “É um hábito deles, policiais, de sempre viajar na frente, talvez por uma medida de segurança”, disse Roque.
Ainda de acordo com Roque, a dupla saqueou três pessoas na área reservada e em seguida foi em direção ao policial, que usava uma camisa do Esporte Clube Vitória.
Investigadores do Gerrc acreditam que o porte físico do policial teria chamado a atenção dos bandidos, que o revistaram e acabaram encontrando uma pistola na cintura dele. “Ele foi obrigado a ir para os fundos do carro e foi baleado em seguida”, contou Roque.
Os criminosos desceram no Túnel Américo Simas. Uma guarnição da 16ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Comércio) passava na hora e socorreu o PM ao HGE.
Colaborou Tassio Santos, da 10ª Turma do Programa Correio de Futuro
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador