Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Teste para descobrir HIV chega em farmácias brasileiras em breve

Exame é capaz de apontar corretamente a infecção pelo vírus causador da Aids em 99,9% das vezes

Redação iBahia • 22/05/2017 às 10:34 • Atualizada em 30/08/2022 às 6:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta semana o registro do primeiro autoteste rápido para HIV a chegar no mercado brasileiro. Desenvolvido pela empresa nacional Orange Life, o exame, batizado Action, pode ser feito em casa e dá o resultado em 20 minutos com uma sensibilidade e efetividade de 99,9%, isto é, ele é capaz de apontar corretamente a infecção pelo vírus causador da Aids em 99,9% das vezes.


				
					Teste para descobrir HIV chega em farmácias brasileiras em breve


Apesar disso, o autoteste é considerado apenas de triagem e, em caso de positivo, o diagnóstico deve ser confirmado por mais exames em uma instituição de saúde. E, assim como outros testes baseados na verificação da presença de anticorpos para o HIV no organismo, ele só consegue detectar a infecção a partir de cerca de 30 dias após a exposição ao vírus - seja por relação sexual, transfusão de sangue, compartilhamento de seringas ou demais formas de transmissão do HIV -, pois o corpo demora entre três e 12 semanas para produzir uma quantidade suficiente destas moléculas de defesa para serem detectadas. Diante disso, a recomendação também é de que, mesmo após um resultado negativo, o autoteste seja repetido 30 dias depois e, frente a novo negativo, esperar mais 30 dias e fazer novo exame.

A Orange Life espera que o autoteste esteja disponível nas farmácias a partir do mês que vem, a um custo estimado de R$ 50 para o consumidor, que para fazer o exame deverá coletar gotas de sangue de forma semelhante aos testes já existentes para medição de glicose por diabéticos. O sangue deverá então ser misturado a um líquido reagente em um dispositivo de teste. O resultado aparecerá na forma de linhas que indicarão se há ou não presença do anticorpo do vírus HIV no organismo. Ainda segundo a empresa, sua fábrica no estado do Rio de Janeiro tem capacidade para fabricar 100 mil destes testes por mês.

"Esse produto é uma revolução para os brasileiros, que a partir de agora terão a possibilidade de fazer o exame de forma muito mais rápida, barata, e se preferirem poderão preservar seu direito à privacidade" diz Marco Collovati, médico italiano radicado no Brasil e presidente e fundador da Orange Life.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde