Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Todos Pela Educação e Editora Moderna lançam Anuário Brasileiro da Educação Básica 2015

• 02/06/2015 às 13:42 • Atualizada em 28/08/2022 às 0:03 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

anuario-brasileiro-ecod.jpg

A edição 2015 do Anuário Brasileiro da Educação Básica, iniciativa do movimento Todos Pela Educação e da Editora Moderna, já está disponível para download nos sites dos parceiros da publicação. Com abordagens estatísticas inéditas, essa edição abre uma fase importante da série de publicações, por ser a primeira após a sanção do Plano Nacional de Educação (PNE).

Aprovado em junho de 2014, o PNE é o documento legal que rege a educação brasileira com 20 metas e suas respectivas estratégias, que embasam a organização do Anuário. “Agora, no momento em que o PNE se consolida como o principal instrumento norteador dos esforços pela melhoria do ensino nas escolas do País, o conteúdo da lei passa a permear de forma ainda mais evidente as páginas do Anuário, não apenas no que diz respeito às metas, mas também às estratégias previstas para alcançá-las nos próximos dez anos”, afirmam os organizadores da obra.

As principais estatísticas oficiais da educação brasileira e recortes exclusivos oferecem uma leitura analítica dos indicadores, por meio de séries históricas e informações sociodemográficas, por localidade, por dependência administrativa, por etapa de ensino, entre outras.

Organização das informações é fundamental para o engajamento de todos por uma educação de qualidade

A publicação também reúne infográficos especialmente elaborados para esta edição, um glossário de termos específicos da área, apresenta as principais estruturas governamentais e formas de financiamento da educação.

Artigos de especialistas
Ainda traz artigos de especialistas do setor: Antonio Carlos Caruso Ronca, pesquisador da PUC-SP e membro do Conselho Nacional de Educação; Regina Scarpa, diretora pedagógica da Escola Vera Cruz; Patricia Mota Guedes, gerente de Educação da Fundação Itaú Social; Carlos Artexes Simões, que foi coordenador-geral do Ensino Médio e diretor de Concepções e Orientações Curriculares na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); e Ursula Peres, professora e pesquisadora do Programa de Graduação e Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

Engajamento de todos
Para a coordenadora-geral do movimento Todos Pela Educação, Alejandra Meraz Velasco, a organização das informações é fundamental para o engajamento de todos por uma educação de qualidade. “O Brasil conta com um sistema robusto de dados e indicadores educacionais e é preciso dar luz a essas informações para que toda a sociedade compreenda os desafios que o País tem nessa área, e possa ser convocada a se mobilizar para também contribuir, desde o acompanhamento escolar das crianças e jovens, até o controle social das políticas públicas”, comenta.

Luciano Monteiro, diretor de relações institucionais da Editora Moderna, reforça a importância do Anuário como ferramenta à disposição de gestores públicos, educadores, pesquisadores, jornalistas e da sociedade: “as informações e análises podem trazer uma contribuição relevante tanto na elaboração de políticas públicas educacionais, como no subsídio para pesquisas e estudos que tenham como foco a melhora da qualidade do ensino, e ainda no monitoramento do cumprimento das metas do PNE”, afirma.

- Conheça a edição 2015 do Anuário na íntegra (em PDF) -

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade