Cinema

Publicada em 17/12/2012 às 13h38. Atualizada em 22/12/2012 às 16h22

Top 10: iBahia lista as maiores produções cinematográficas sobre fim do mundo


Guerras, vírus, invasões alienígenas, profecias e forças da natureza. Verdade ou mentira, o fim dos tempos é um tema que sempre atraiu os interesses de Hollywood


Henrique Brinco e agências
(henrique.brinco@redebahia.com.br)
publicidade

Com orçamento de US$ 200 milhões, '2012' faturou US$ 800 milhões em bilheteria


O fim do mundo está próximo. Ou não. A mais famosa história sobre o apocalipse atualmente é a do Calendário Maia. Segundo ela, o fim da humanidade já tem até data marcada: a próxima sexta, dia 21 de dezembro de 2012. E de acordo com algumas interpretações, a data deve estabelecer o início de uma Nova Era, marcando uma transformação completa na humanidade. 

Conheça o canal de cinema do iBahia

Guerras, vírus, invasões alienígenas, profecias e forças da natureza. Verdade ou mentira, o fim do mundo é um tema que sempre atraiu os interesses dos cineastas de Hollywood, muito por conta das inúmeras possibilidades de imagens fantásticas com direito a todo tipo de efeitos especiais e som de última geração.

'2012', 'Guerra dos Mundos', 'Melancolia', 'Independence Day' e 'Armagedon'
são alguns dos muitos filmes, com orçamentos milionários, que levaram o tema para as telonas. A realização deste tipo de produção cinematográfica é garantia de salas de cinema lotadas no mundo todo e, por isso mesmo, sempre vem acompanhada de críticas.

Um dos últimos e mais famosos filmes, '2012', que aborda o suposto apocalipse no ano em que estamos e inclui cenas de computação gráfica com o Cristo Redentor sendo destruído, foi duramente criticado pela NASA. David Morrison, cientista sênior do Instituto de Astrobiologia da agência espacial americana, já declarou publicamente que recebeu mais de mil questionamentos de pessoas preocupadas com a teoria Maia.

Para afastar o pânico na população com a proximidade do suposto dia do apocalipse (21/12), em novembro, a NASA fez uma conferência online com a participação de diversos cientistas. Além disso, também criou uma seção em seu website para desmentir que haja indícios de que um fim do mundo esteja próximo. A agência esclarece que "não há indícios de que uma tempestade solar possa ocorrer no final de 2012 "e muito menos de que "haja um planeta em rota de colisão com a Terra".

Com fim do mundo ou não, o iBahia listou as 10 maiores produções do cinema sobre o Dia do Apocalipse:

Legenda da foto aqui

 





Tags: Apocalipse, Fim do Mundo, Top 10, Cinema, Filmes
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação