Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Triciclo elétrico e portátil rende prêmio internacional a alunos da USP

A proposta do Cubo é a seguinte: a pessoa utiliza o triciclo para percorrer o trajeto de casa até o ponto/estação de ônibus, metrô ou trem, dobra o dispositivo e o carrega consigo, e volta a utilizá-lo do ponto/estação até o trabalho. O projeto faz parte do Global Vehicle Development Project 2013, competição mundial promovida pela General Motors.

• 21/08/2013 às 9:40 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

cubo1-ecod.jpg
Triciclo foi projetado para atingir a velocidade máxima de 20 km/h e transportar até 100 kg (incluindo usuário e bagagem)
Fotos: Divulgação/Poli/USP

Otimizar o tempo dos usuários de transporte público de grandes cidades. Este é o propósito do Cubo, um triciclo portátil de motor elétrico para deslocamento pessoal desenvolvido por alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) e de mais três universidades estrangeiras, que já ganharam quatro prêmios internacionais com a invenção.

O triciclo foi projetado para atingir a velocidade máxima de 20 km/h e transportar até 100 kg (incluindo usuário e bagagem). Ele pesa em torno de 17 kg, com bateria, e mede 49,78cm (comprimento) x 56,77cm (largura) x 92,18cm (altura). Quando está dobrado, as medidas passam para 49,78cm x 20,83cm x 62,48cm. O Cubo parece uma maleta, com alça e rodas que facilitam seu transporte. A bateria possui autonomia de 20 km, ou seja, após essa distância, precisa ser recarregada.

Na pesquisa de mercado, levantamos que boa parte dos paulistanos gasta cerca de 15 minutos caminhando para chegar à estação de transporte público mais próxima”
Lucas Ludovico, líder da equipe

A proposta do Cubo é a seguinte: a pessoa utiliza o triciclo para percorrer o trajeto de casa até o ponto/estação de ônibus, metrô ou trem, dobra o dispositivo e o carrega consigo, e volta a utilizá-lo do ponto/estação até o trabalho. O projeto faz parte do Global Vehicle Development Project 2013, competição mundial promovida pela General Motors.

Os requisitos de projeto foram definidos a partir da realidade de São Paulo (SP). “Estudamos o relevo da cidade, a inclinação que o dispositivo tem de subir, a legislação que limita a velocidade em calçadas, entre outros aspectos. Na pesquisa de mercado, levantamos que boa parte dos paulistanos gasta cerca de 15 minutos caminhando para chegar à estação de transporte público mais próxima”, destacou ao site da instituição Lucas Ludovico, aluno do 4º ano de Engenharia Mecatrônica da Poli/USP e líder da equipe na competição.

Projeto bem avaliado

Os alunos da Poli/USP desenvolveram o triciclo Cubo em parceria com estudantes de engenharia da New Mexico State University (EUA), Jilin University (China), Instituto Politécnico Nacional (México), além do Art Center College of Design, uma das mais prestigiadas escolas de design dos EUA. O projeto foi apresentado no Fórum Pace – Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education, realizado de 21 a 26 de julho, em Pasadena, na Califórnia (EUA).

cubo2-ecod.jpgO Cubo se destacou entre os times participantes do Global Vehicle Development Project 2013, com a seguinte classificação: 1º lugar na categoria Pesquisa de Mercado, 1º lugar em Design, 2º lugar em Engenharia do Produto e 2º lugar em Manufatura. O júri foi composto por especialistas do mercado automotivo, incluindo o diretor para Design Global Avançado da GM, Clay Dean.

Protótipo funcional

Nos próximos 12 meses, eles terão de trabalhar mais focados no projeto de engenharia e construir o protótipo funcional (o dispositivo pronto para ser usado), que deverá ser apresentado no Fórum Pace de 2014, em Turim, Itália.

“Essa atividade permite não só o intercâmbio com outras escolas, mas também é uma oportunidade para os alunos atuarem em um problema real: mobilidade urbana, em um ambiente de trabalho semelhante ao que terão após a formatura”, acrescentou o professor doutor Marcelo Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica e integrante do Centro de Engenharia Automotiva, que orienta os alunos brasileiros no desenvolvimento do projeto e faz a coordenação mundial do time no Global Vehicle Development Project.

Os alunos da Poli também são acompanhados por um tutor da GM do Brasil, o gerente senior em Operações de Engenharia do Produto, Alexandre Guimarães.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade