Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Uneb é referência de educação universitária na Bahia

O primeiro campus da universidade foi instalado na Rua Silveira Martins e conta com vários departamentos

Redação iBahia • 11/10/2017 às 14:05 • Atualizada em 27/08/2022 às 15:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) é uma referência de localização para quem mora no bairro do Cabula. Porém, para além disso, a universidade é uma das maiores do estado e o sonho de muitos estudantes que moram na capital e no interior da Bahia.

Fundada em 1983, a Uneb é mantida pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria da Educação (SEC). Ela é a maior instituição pública de ensino superior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste com um estilo multicampi. São 24 campi presentes geograficamente em todas as regiões da Bahia.

Leia mais:

Salvador é a sede do maior campus da Uneb e também da administração central da instituição. O primeiro campus da universidade foi instalado na Rua Silveira Martins, no bairro do Cabula, e conta com os Departamentos de Educação (DEDC), de Ciências Exatas e da Terra (DCET), de Ciências Humanas (DCH) e de Ciências da Vida (DCV).

Foto: Divulgação

Contudo a universidade não está presente apenas nos municípios onde possui um campus, mas em quase todos os 417 municípios baianos, por meio de programas e ações de extensão em convênio com organizações públicas e privadas. Alguns desses projetos são: alfabetização e capacitação de jovens e adultos em situação de risco social; educação em assentamentos da reforma agrária e em comunidades indígenas e quilombolas; projetos de inclusão e valorização voltados para pessoas deficientes, da terceira idade, LGBT, entre outros.

Campus Salvador

O campus de Salvador da Uneb é formado por quatro Departamentos, que são de Educação (DEDC), de Ciências Exatas e da Terra (DCET), de Ciências Humanas (DCH) e de Ciências da Vida (DCV).

Departamento de Educação (DEDC) - oferta os cursos de Pedagogia (licenciatura plena); Pedagogia com ênfase em Anos iniciais do ensino fundamental; em Educação Infantil; em Gestão escolar; Psicologia (bacharelado), Filosofia (licenciatura) e Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado). Além disso, há uma oferta de três programas de pós-graduação: em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC); em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec); e em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA).

Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) – oferta os cursos de Design (Bacharelado); Engenharia de Produção Civil (Bacharelado); Sistemas de Informação (Bacharelado); Urbanismo (Bacharelado); Química (Licenciatura e Bacharelado). Ele está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada (PGQA).

Departamento de Ciências da Vida (DCV) – oferta os cursos de bacharelado em Medicina, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Fonoaudiologia.

Departamento de Ciências Humanas (DCH) – oferta os cursos de licenciaturas em Letras - Língua Inglesa; Letras - Língua Espanhola; e Letras - Língua Portuguesa, além de bacharelados em Comunicação Social - Relações Públicas; Administração; Ciências Contábeis; Direito e Turismo e Hotelaria. Ele está vinculado ao departamento do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL).

Fundação

A Uneb foi criada em 1983, pela Lei Delegada 66/83. A instituição substituiu a Superintendência de Ensino Superior da Bahia (SESEB), que abarcava também outros centros de ensino, tais como: o Centro de Educação Técnica da Bahia (CETEBA), a Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (FAMESF), a Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas (FFPA), a Faculdade de Formação de Professores de Jacobina (FFPJ), a Faculdade de Formação de Professores de Santo Antônio de Jesus (FFPSA), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caetité (FFCLC) e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Juazeiro (FFCLJ).

Com o aumento da demanda por cursos de nível superior, a Uneb foi instaurando novos campi em outros municípios baianos. Atualmente, são 29 departamentos, espalhados entre os 19 campi da instituição. Um programa especial com prefeituras baianas levou a Uneb para mais de 130 municípios, com o intuito de graduar professores em exercício na rede pública.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais