Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Usar fio dental todos os dias ajuda a prevenir doenças bucais

Item consegue remover placas bacterianas e restos de comida entre os dentes

Redação iBahia • 13/05/2018 às 11:21 • Atualizada em 29/08/2022 às 7:35 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O fio dental, apesar de ser frequentemente esquecido na hora da higienização, tem um importante lugar na manutenção da saúde bucal. Este item consegue remover placas bacterianas e restos de comida entre os dentes, local não alcançado pela escovação. Por isso, é necessário manter hábito de usá-lo.
— O uso do fio dental deve fazer parte da rotina de higienização de cada pessoa. Mais importante do que o momento de usar, é realmente usa-lo. Uma dica é passar o fio antes, para que remova toda a placa bacteriana que fica entre os dentes, e usar a escova depois para complementar a limpeza. Muitas vezes, quando as pessoas deixam para usar depois, elas realizam a escovação e acabam sentindo que já completaram a limpeza, deixando o fio de lado — orienta a periodontista e cirurgiã-dentista Alessandra Cohen.
Alessandra afirma que pode-se usar o fio apenas uma vez no dia, e indica a escovação da noite, antes de dormir, para limpeza completa. Este produto auxilia na prevenção de doenças gengivais, cáries e manchas nos dentes:
— A maioria das pessoas usa o fio apenas para retirar aquele restinho de comida visível ao espelho. Mas sua função é limpar, principalmente, nos espaços em que não se consegue enxergar — reforça.
O fio dental age por fricção, ressalta a profissional, então, quanto maior for a superfície de contato com a superfície dentária, melhor será a limpeza.
— Para aumentar essa superfície de contato, gosto de usar a fita dental, ou fios mais espessos, ou ainda, usar o fio dental duplo, dando duas voltas — sugere Alessandra.
Hábito deve começar ainda na infância
Na vida adulta, fazer atitudes virarem hábito é bem mais difícil do que construir o costume a partir dos anos iniciais. A recomendação é que os pais incentivem os filhos a usarem o fio dental desde o nascimento dos primeiros dentinhos.
— É aconselhável que as crianças utilizem o fio dental não somente para limpeza entre os dentes, mas também para que criem o hábito de utiliza-lo sempre. Assim, na fase adulta, seguirão a rotina de limpeza mais naturalmente, acarretando em uma saúde bucal mais completa — indica Flavia Mastrorosa, dentista da Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora.
A dentista relembra que, nos primeiros anos de vida, os pais devem estar junto às crianças no momento de higienização bucal:
— Nada de entregar o fio na mão da criança e deixar que ela faça a higiene sozinha. É importante participar desse momento e orientá-la, para que não ocorra nenhum acidente. Por volta dos 7 a 8 anos as crianças estão atentas e com a destreza manual mais apurada e já podem começar a utilizar o fio sozinhas — finaliza.
Como usar
O fio deve ter, aproximadamente, 40 centímetros. Enrole- em um dedo de cada mão e deixe um pedaço entre as mãos para fazer a limpeza. Passe o fio entre os dentes e a linha da gengiva. Curve o fio de modo que ele pegue toda a lateral do dente. Deixe que o fio entre cuidadosamente na linha da gengiva para limpar a região. Faça os movimentos para cima e para baixo com cuidado. Passe o fio para a frente e para trás, tirando a placa acumulada e os restos de comida. Para o próximo dente, use uma parte limpa do fio dental e repita o processo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde