Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Vaqueiros ocupam Esplanada em ato contra proibição de vaquejadas

Os manifestantes afirmam que 700 mil pessoas são afetadas direta e indiretamente pela proibição do STF

Redação iBahia • 25/10/2016 às 11:07 • Atualizada em 29/08/2022 às 13:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Vaqueiros e trabalhadores de vaquejadas ocuparam a Esplanada dos Ministérios, na área central de Brasília, nesta terça-feira (25) para protestar contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou inconstitucional a prática do esporte no país. De acordo com a Polícia Militar, 2,8 mil pessoas, com 410 caminhões, 1,2 mil cavalos, 53 ônibus e 114 carros participaram do ato.
Segundo o 'G1', os manifestantes afirmam que 700 mil pessoas são afetadas direta e indiretamente pela proibição do STF.

				
					Vaqueiros ocupam Esplanada em ato contra proibição de vaquejadas
Proibição na Bahia
Na semana passada, uma vaquejada no Parque Nossa Senhora de Fátima, em Praia do Forte, no Litoral Norte, foi proibida. A ação partiu da promotora de Justiça Nívia Carvalho Rodrigues e se baseia na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou a vaquejada como crime ambiental de maus-tratos a animais e declarou inconstitucional a lei estadual do Ceará que regulamentava a prática.
“Não foi apenas uma lei estadual que foi declarada inconstitucional, mas o STF foi mais adiante e reconheceu as práticas inerentes à vaquejada como condutas penais típicas, de modo que as ações praticadas na vaquejada não podem configurar maus-tratos e crimes ambientais apenas no Estado do Ceará”, afirma a promotora, mesmo destacando que a decisão não tem efeitos vinculantes. O crime de maus-tratos a animais é previsto por lei. Na ação, é citado que não é raro em provas de vaquejadas o animal ter a coluna ou costelas fraturas.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil