Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

Vaticano proíbe que cinzas dos mortos sejam guardadas em casa

Nas novas regras para a cremação, A Igreja também proibiu que os fiéis espalhem as cinzas

Redação iBahia • 25/10/2016 às 16:32 • Atualizada em 31/08/2022 às 20:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Vaticano proíbe que cinzas dos mortos sejam guardadas em casa
(Foto: Divulgação)
As novas regras para cremação de católicos foram divulgadas pelo Vaticano nesta terça-feira(25), e dizem que a partir de agora é proibida a conservação das cinzas do morto em casa. Segundo a Igreja Católica, o objetivo é evitar que as cinzas se tornem "lembranças comemorativas". A instituição também proibiu que os fiéis espalhem as cinzas dos mortos cremados.
As normas estão presentes em uma instrução da Congregação para a Doutrina da Fé, aprovada pelo papa Francisco. O novo texto, com o nome "Instrução Ad resurgendum cum Christo", atualiza o anterior, de 1963, com novas práticas de sepultamento e de cremação consideradas em "desacordo com a fé da Igreja".
De acordo com o documento, se for escolhida a cremação, as "cinzas do morto devem ser mantidas em um lugar sacro, ou seja, nos cemitérios. O Vaticano abre exceção apenas para casos envolvendo "circunstâncias graves e excepcionais, dependendo das condições culturais de caráter local". "No entanto, as cinzas não podem ser divididas entre os membros da família, e devem ser respeitadas as condições adequadas de conservação", acrescenta a instrução.
O documento também diz que, caso o morto tenha expressado em vida o desejo de ser cremado por razões contrárias à fé cristã, a Igreja deve negar a realização de seu funeral. "A Igreja não pode permitir abordagens e ritos que envolvam concepções erradas da morte, tida seja como a anulação definitiva da pessoa, seja como o momento de sua fusão com a mãe natureza ou com o universo, seja como uma etapa no processo de reencarnação, seja como a libertação definitiva da prisão do corpo", segundo a instrução aprovada pelo Papa.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo