Nova Concha

Veja 13 shows que marcaram o ano na Nova Concha

O espaço do TCA está comemorando 1 ano desde sua reabertura e recebeu shows inesquecíveis para os baianos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A Concha Acústica voltou a ativa no dia 13 de maio de 2016, e está comemorando um ano de muitos eventos oferecidos à população de Salvador. O palco da casa recebeu lançamentos de álbuns, parcerias e canções que marcaram as carreiras dos artistas e também a memória do público. Será que você lembra de tudo de música que rolou por lá? Confira: 

1. Festival Eu Sou a Concha

Impossível falar do que marcou o ano na Concha sem citar a sua reinauguração. O Festival 'Eu Sou a Concha' entrou para a história com shows de Maria Bethânia e Margareth Menezes e dos grupos Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza e Olodum. Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, Baiana System e Ney Matogrosso, além de um show especial dos Novos Baianos, também marcaram o festival. 

Maria Bethânia se apresenta na Concha (Foto: Reprodução)

2. Paralamas do Sucesso 

O grupo comandado por Herbert Vianna foi uma das primeiras atrações de fora a tocar na casa após sua reabertura e lotou a Concha com a apresentação de seus maiores sucessos, como 'Alagados' e 'Ela disse Adeus'. 

3. Marisa Monte 

Com ingressos esgotados muito antes da apresentação, o show de Marisa Monte já era um dos mais aguardados da Concha. Por conta da grande procura, o show ganhou mais uma apresentação e aconteceu em dois dias, em novembro. Além dos maiores sucessos de sua carreira solo, Marisa ainda proporcionou um momento inesquecível para seus fãs: a cantora reuniu seus antigos companheiros da banda 'Tribalistas' no palco, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, e fez muita gente se emocionar no plateia. 

Marisa Monte promove reencontro dos 'Tribalistas' no palco (Foto: Reprodução)

Desde esse momento, os fãs do grupo ficaram na expectativa de um possível retorno da banda. 


4. Ivete Sangalo 

Uma das maiores artistas baianas não poderia ficar de fora dessa lista. No decorrer deste ano, Veveta lotou a Concha em janeiro, com dois shows do seu DVD gravado ao vivo em Trancoso. A canção 'O Doce' foi o destaque do disco, juntamente com 'O Farol'. 

Marcelo Sangalo sobe ao palco do show da mãe na Concha Acústica (Foto: Franscisco Cepeda/AgNews)

Como convidados a cantora recebeu o cantor Robert Lucas, que fez parte do time dela no primeiro 'The Voice Kids', e Rode Torres, da banda Torres da Lapa. A presença de seu filho, Marcelo, abrilhantou ainda mais a apresentação.

5. Criolo 

Destaque da música nacional em 2017, o rapper esteve na Concha em dois momentos com a turnê do seu álbum 'Ainda Há Tempo'. A primeira foi em agosto, em show solo. A segunda, mais recente, foi em abril deste ano, fazendo parte do projeto 'Som na Concha'. Em ambos os shows, o cantor emocionou o público com as canções 'Voz e Violão', 'Chuva Ácida' e 'Até Me Emocionei'.

O Som na Concha contou ainda com show de Larissa Luz e performances artísticas e musicais de grupos de Salvador. 

6. Tiago Iorc 

Tiago Iorc se apresenta na Concha (Foto: CORREIO)

O dia 5 de fevereiro de 2017 foi um dia especial para os fãs do cantor Tiago Iorc em Salvador. O brasiliense se apresentou pela primeira vez na capital com a turnê do álbum 'Troco Likes. O show foi bem característico do seu estilo, com clima intimista e apenas apresentação voz e violão. 

7. Triângulo 

O trio formado por Saulo, Levi e Tomate fez uma apresentação épica na Concha para marcar a parceria que levou o nome de 'Triângulo'. O show, que teve toda a renda revertida para o Projeto Axé, levou centenas de fãs dos três artistas para a casa e rendeu o clipe de lançamento da música 'Positiva', que você confere abaixo:

 

8. Nação Zumbi 

Em dezembro de 2016, o grupo pernambucano fez um show histórico em Salvador. Além de celebrar o clássico da Nação Zumbi, a apresentação marcou os 50 anos de nascimento do cantor Chico Science (1966-1997), que dá voz ao álbum 'Afrociberdelia' e é o criador do grupo, hoje liderado por Jorge Du Peixe. 

9. Caetano apresenta Teresa 

O show em que Caetano Veloso interpretou 'Me Libera Nega', de MC Beijinho, não poderia ficar de fora, né? Em 'Caetano apresenta Teresa', a cantora Teresa Cristina abriu a noite com o repertório do show 'Teresa Canta Cartola', acompanhada do violonista Carlinhos 7 Cordas. Em seguida, a artista deixou o palco e Caetano entrou em cena. No final, Teresa retorna e acompanha Caetano em uma série de sucessos do artista baiano.

(Foto: Divulgação)

10. Rock Concha 

Considerado um dos maiores eventos do rock no Brasil, o festival Rock Concha voltou a ser realizado na Concha com apresentações de Efeito Manada, Karol Conká e BaianaSystem. Além dos shows, a Esplanada da Concha teve também a Feira do Rock, com gastronomia, música e entretenimento.

11. O Grande Encontro

Anunciado com meses de antecedência, o grande encontro de Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, como era de se esperar, lotou a Concha Acústica. Os artistas cantaram juntos músicas famosas de suas carreiras e clássicos da MPB, emocionando fãs de todas as idades. 

12. Racionais MCs 

Ao lado dos MCs Edi Rock e Ice Blue e do DJ KL Jay, Mano Brown deu voz ao repertório baseado no álbum 'Cores e Valores', lançado em 2015 e sucessor de 'Nada Como um Dia Após o Outro Dia' (2002). O setlist do show contou também com sucessos do grupo como 'Negro Drama', 'Da Ponte pra Cá' e 'Vida Loka'. O show aconteceu em dezembro do ano passado. 

Mano Brown comandou show dos Racionais MCs em Salvador (Foto: Reprodução)

13. Emicida 

O show do rapper Emicida na Concha Acústica, em setembro, marcou o encontro do astro com o baiano Russo Passapusso, vocalista do Baiana System. A abertura também foi especial e vale nota: foi o rapper Fióte, irmão de Emicida. 

Veja o vídeo: