Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
ECONOMIA

Veja 5 dicas para economizar em uma viagem internacional

Com planejamento e organização é mais fácil economizar e garantir uma viagem tranquila

Redação iBahia • 29/10/2019 às 8:39 • Atualizada em 29/08/2022 às 6:10 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Viajar pode ser caro? Muito! Mas também pode sair muito mais em conta do que você imagina. Tudo é questão de planejamento e organização. Descubra como estes dois itens aliados de boas escolhas podem ajudar a diminuir os seus gastos em uma viagem internacional.

1 – Evite viajar na alta temporada
Não é sempre que conseguimos escolher o período em que vamos tirar nossas férias, mas se for possível se planejar com antecedência e evitar viajar na alta temporada, certamente poderá usufruir de vários benefícios e fazer o dinheiro que você reservou para a sua viagem render muito mais! Além de ter uma maior tranquilidade para encontrar passagens, hospedagens e passeios com um valor mais acessível, você poderá aproveitar muito melhor o destino turístico.

2 – Atenção na hora de comprar moeda estrangeira
Fazer uma pesquisa sobre as melhores opções de câmbio é fundamental na hora de comprar moeda estrangeira. Isso porque os impostos que incidem sobre este tipo de operação são diferentes de acordo com os produtos. Fora isso, as cotações podem sofrer uma variação de até 15% de uma casa de câmbio para outra.

Outro ponto importante para não ficar na mão é nunca comprar moeda estrangeira de cambistas. Embora o valor pareça ser atrativo, inúmeros viajantes acabam descobrindo que estão com moeda falsa da pior maneira possível: quando já estão fora do país.

3 – Planeje o seu roteiro com antecedência
Se essa não é a sua primeira viagem para o país de destino, é muito importante traçar um roteiro antes de embarcar com os lugares que você deseja visitar. Para isso, os blogs de viagem podem ser grandes aliados e irão te apresentar diversas possibilidades com o que cada destino tem de melhor a te oferecer. Você vai ver que algumas cidades oferecem passes para diversas atrações, o que pode ser econômico caso você tenha interesse em visitar a maior parte dos passeios oferecidos no pacote. Mas o que você também vai descobrir nas suas buscas é que existem várias atrações turísticas gratuitas, independentemente de onde você estiver. Museus, parques, praças, monumentos e espetáculos de rua estão entre algumas das atrações que você pode curtir sem ter que colocar a mão no bolso.

Assim será mais simples montar um guia para todos os dias da sua viagem, o que te ajudará a otimizar melhor o seu tempo, programar os custos com antecedência e evitar gastos que possam estourar o seu orçamento. Para montar o roteiro considere a distância entre os passeios que irá fazer e o melhor horário para aproveitar cada uma das atrações escolhidas. Não se esqueça de deixar um tempo livre também para poder aproveitar algo que não tenha sido planejado.

4 – Use e abuse do transporte público!

Como se locomover no destino é outra questão que pode somar custos consideráveis para a sua viagem. Por isso, a opção mais vantajosa é fazer o uso do transporte público, como ônibus e metrô, que te levam aos principais lugares de interesse turístico com agilidade e segurança em quase todos os países. Muitas vezes, vale mais a pena comprar um ticket de longa duração do que comprar um bilhete por dia ou passe por trecho. Por isso, informe-se sobre a existência destes e coloque na ponta do lápis para ver o que vai ser melhor para o seu bolso.

Outra dica importante é não se esquecer também de buscar alternativas de transporte para fazer o seu traslado aeroporto/hotel e vice-versa, uma vez que pegar táxi nessa situação costuma ser muito mais caro.

5 – Comunique-se de forma inteligente
Se você não for cauteloso, é muito provável que você tenha uma surpresa desagradável quando a conta de telefone chegar após ter feito uma viagem para o exterior. Por isso, antes de embarcar, não esqueça de desabilitar os dados do seu celular. Não atenda ligações em seu celular do Brasil e nem efetue ligações de lá para cá, os preços são exorbitantes. Você irá notar que muitos locais oferecem Wi-Fi gratuito e com isso você pode aproveitar para usar a tecnologia a seu favor: WhatsApp, Skype e Facetime são alguns dos aplicativos que permitem esta comunicação de forma gratuita desde que você tenha acesso a internet. Se você não abre mão de ter internet móvel e/ou voz durante toda a sua viagem, uma alternativa mais econômica é comprar chips pré-pagos com pacotes válidos por tempo determinado. Eles podem ser encontrados em supermercados ou bancas de jornal e permitirão que você fique conectado e possa dividir todos os momentos incríveis com quem ficou aqui no Brasil.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia