Turismo

Veja cinco destinos de viagem pelo Brasil ricos em lendas e manifestações culturais

Saiba para onde ir e aproveitar o melhor da cultura brasileira

Redação iBahia e Agência O Globo

Nunca é tarde para aprender e qual a melhor forma de fazer isso se não for viajando? Mas não pense que o roteiro inclui viagens fora do país. O Brasil, um lugar carregado de cultura e tradição apresenta destinos de deixar qualquer um boquiaberto com suas riquezas. Pensando nisso listamos 5 lugares imprescindíveis para os amantes do folclore e da cultura brasileira. Confira:

(Reprodução: Instagram)
1) São Luiz do Paraitinga, São Paulo (Festa do Saci): Desde 2003, a pequena cidade de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, promove a Festa do Saci com muita música, teatro, contação de histórias, oficinas, brincadeiras e outras atividades. 

2) Manaus, Amazonas (Iara, Boto, entre outras lendas): Na região amazônica as lendas mais populares são as que têm as águas como pano de fundo. Mitos como os do Boto e da Mãe d’Água (Iara) tomam conta do imaginário local e são um convite para conhecer melhor a cultura dessa parte do Brasil. Manaus, capital do Estado do Amazonas, tem como pontos turísticos o Teatro Amazonas, o Centro Histórico, a Praça São Sebastião e a praia fluvial de Ponta Negra. Além disso, de lá também saem passeios para conhecer a Floresta Amazônica, as aldeias indígenas e, claro, os rios. O encontro das Águas (quando o Rio Negro encontra o Solimões, formando o Rio Amazonas) também não pode faltar no roteiro.

(Reprodução: Divulgação)

3) Joanópolis, São Paulo (Lobisomen): Localizada na divisa com Minas Gerais, a cidade paulista tem cerca de 12 mil habitantes e é famosa por ser a "capital do Lobisomem". O mito não é exclusivo da região, mas o título deve-se ao fato de que muitos moradores, principalmente os mais antigos, relatam já terem visto a criatura. No município existe até uma Associação dos Criadores de Lobisomens. Aos pés da Serra da Mantiqueira, a cidade tem rios e cachoeiras e uma de suas principais atrações é a Cachoeira dos Pretos, com seus 154 metros de queda.

4) Parque Nacional da Serra da Canastra, Minas Gerais: Criado para proteger as águas do Rio São Francisco, o parque abrange as cidades de São Roque de Minas (nascente histórica do Velho Chico), Vargem Bonita, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio.

(Reprodução: Divulgação)
Na região, uma das lendas é a do Caboclo d’Água, ser mítico que assombra pescadores e navegantes, chegando até a virar e afundar os barcos. Uma viagem pelo parque é a oportunidade de conhecer mais histórias relacionadas ao rio e aproveitar a exuberante natureza. E, claro, se deliciar com a culinária da região (prove o queijo da Serra da Canastra).

5) São Luís, Maranhão (Bumba meu boi): A lenda mais festejada do Maranhão é a do bumba meu boi. Diz a lenda que um escravo, para satisfazer os desejos da mulher grávida que queria comer língua de boi, matou o animal que era o preferido do fazendeiro. Esse fazendeiro, com a ajuda de um curandeiro, ressuscitou o bicho e, para comemorar o milagre, foi realizada uma grande festa. Anualmente, em junho acontece na cidade a festa do Bumba-meu-boi. Grupos folclóricos se encontram nas ruas da capital maranhense e se apresentam ao redor de bois coloridos, num festival marcado por muita dança e ritmos.