Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Veja como ganhar dinheiro extra na Páscoa

Trocar chocolates na Páscoa é bom, mas produzir e vender bombons e ovos prometem tornar ainda mais doce a data festiva

Redação iBahia • 21/02/2017 às 10:23 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:06 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Trocar chocolates na Páscoa é bom. Mas produzir e vender bombons e ovos prometem tornar ainda mais doce a data festiva para empreendedores como Ingrid Lorenzato, de 26 anos. Dona da Ingrid Delicatessen há seis, ela comemora a proximidade da Semana Santa.
"Comento com meu noivo Rodrigo, que me ajuda demais com os doces, que deveria haver mais de uma Páscoa por ano. No ano passado, eu estava estagiando e, nesta época, tive um retorno três vezes maior com o negócio do que recebia na empresa", conta Ingrid.

				
					Veja como ganhar dinheiro extra na Páscoa
Em alta no mercado, os itens artesanais garantem uma boa margem de lucro, superior a 400% (veja tabela de custos e preços sugeridos ao lado). "Hoje, há uma excelente demanda para os chocolates artesanais. Os ovos industriais estão muitos caros e, quando o cliente os compara com a qualidade dos artesanais, vê que os últimos valem a pena", afirma a confeiteira Carolina Sales.
Os produtos podem ser incluídos no mix de quem já trabalha com doces e chocolates. Mas há tempo também para quem deseja iniciar o negócio, aproveitando a ocasião. A chave é começar a se planejar já.
"A palavra planejamento assusta, mas é algo simples, intuitivo mesmo, que pode ajudar no negócio. Se a pessoa ainda não é do ramo, deve pensar nos produtos de Páscoa que deseja vender, além de embalagens, fornecedores e público-alvo: se são pessoas de menor renda, namorados, vivinhos... Isso define como você vai se comunicar", exemplifica Suzana Mattos, analista do Sebrae/RJ.

				
					Veja como ganhar dinheiro extra na Páscoa
Além disso, é preciso regularizar o negócio, mesmo que funcione em casa. "É preciso ter um CNPJ, um alvará de funcionamento e um licenciamento sanitário", diz Suzana, explicando que os produtores de chocolates podem ser microempreendedores individuais (registrados como cozinheiros, doceiros ou fornecedores e vendendores de produtos alimentícios): "Para se tormar MEI, o processo é mais rápido, já que agora está todo automatizado. É bom começar assim, para testar o mercado e saber se vale a pena abrir uma empresa".
Tarefa para os próximos dias: aulas e cotações
Há menos de dois meses para a Páscoa, quem não sabe produzir os ovos pode ainda procurar cursos, como o de Carolina Sales Patissrie e Brigadeiros. O ideal é estar craque na produção um mês antes, quando começam a chegar os pedidos dos clientes.
Os preparativos, no entanto, não ficam restritos aos novatos. Mesmo quem já tem o conhecimento e é da área tem muito trabalho a fazer. Ingrid Lorenzato, por exemplo, faz cotações muito tempo antes. "Principalmente por ser a época que uso mais chocolate e embalagens" diz.
Passo a passo para regularizar o negócio
Faça consulta prévia "Em primeiro lugar, é preciso saber se o endereço de sua casa ou do ponto alugado permite a concessão do alvará para o negócio".
Registro de MEI - Sabendo que é possível, faça seu registro no endereço. Depois de obter o CNPJ, volte ao site da prefeitura e formalize o pedido do alvará de funcionamento.
Licenciamento sanitário - O licenciamento sanitário também pode ser solicitado pelo site da prefeitura.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias