Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

Veja como tirar o visto para os Estados Unidos

Menores de 14 anos e maiores de 79 são isentos de entrevista, assim como aqueles que estão renovando o seu visto

Redação iBahia • 25/03/2017 às 20:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 8:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Para conhecer os Estados Unidos, o viajante precisa de um visto solicitado previamente no consulado. Para não ter problemas, é importante solicitar o visto com antecedência de dois meses da viagem, e se preparar bem para a entrevista. O candidato precisará mostrar que vai fazer turismo e não pretende se mudar para o país.


Menores de 14 anos e maiores de 79 são isentos de entrevista, assim como aqueles que estão renovando o seu visto. Para isso é preciso ter visto anterior aprovado com idade maior que 14 anos, após 1º de janeiro de 2007, e que a validade do visto não tenha expirado há mais de 12 meses.


- O visto é um processo individual, que todos precisam fazer, inclusive crianças. Parte do processo é online e a outra parte é presencial, com a entrega de documentos no CASV (Centro de atendimento ao solicitante de visto) e entrevista no consulado – explica Fabiana Carvalho, diretora da agência de viagens Qualité.


Fabiana lembra que não é preciso ter a passagem comprada ou reservas em hotel feitas antes de tirar o visto. Mas aconselha que o solicitante leve documentos comprovando renda e vínculos no Brasil:


- É muito importante comprovar a renda para mostrar que tem como financiar a viagem, e apresentar laços com o Brasil que sejam fortes motivos para retornar ao país. A minha dica para a entrevista é responder apenas as perguntas que o agente consular fizer, com calma e de forma direta.


Passo a passo para tirar o visto americano:

1) O primeiro passo é preencher o cadastro do formulário DS-160 no site do Consulado. O visto de turista é o B1/B2.

2) Depois, é preciso voltar ao site e completar as informações.

a) Criar uma conta de usuário

b) Colocar o número de confirmação DS-160 de cada pessoa que esteja solicitando o visto

c) Preencher os documentos

d) Escolher a forma de entrega do visto: pessoalmente ou pelos Correios

e) Selecionar a forma de pagamento da taxa MRV, que custa 160 dólares, o equivalente a cerca de R$ 500.

f) Após a confirmação do pagamento é importante fazer o agendamento da entrevista e da entrega dos documentos. O item 1 é o agendamento do Centro Consular e o item 2 o local de entrega dos documentos.

3) Para alguns será preciso ir ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e ao consulado. Em alguns casos - como para renovações e menores de 14 anos - só no CASV. No dia agendado, o solicitante deverá ir ao local com a confirmação do formulário DS-160, o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. Nesse dia serão recolhidas as impressões digitais e será tirada uma foto.

4) Por fim, será preciso comparecer ao consulado para a entrevista. Segundo um decreto emitido pelo governo em 27 de janeiro, todos os solicitantes de visto deverão passar pela entrevista no consulado, com exceção de:

- Pessoas com menos de 14 anos e mais de 79 anos.

- Solicitantes de vistos diplomáticos e funcionários de governos estrangeiros e organizações internacionais (categorias de visto A-1, A-2, G-1, G-2, G-3, G-4, OTAN-1 a -6, C-2 e C-3).

- Solicitantes que anteriormente tinham um visto na mesma categoria e que expirou menos de 12 meses antes do novo pedido.

5) O visto será entregue em até 10 dias, conforme opção escolhida pelo viajante: Correios ou retirada no consulado.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo