Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
ECONOMIA

Veja dicas de como economizar na compra do material escolar

A compra de materiais escolares sempre causa grandes preocupações para os pais. Como gastar menos e onde encontrar produtos de qualidade?

Redação iBahia • 01/12/2017 às 11:46 • Atualizada em 29/08/2022 às 4:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Planejamento é uma palavra essencial para quem deseja começar o ano com o pé direito. E quando o assunto é vida escolar, o planejamento não pode ser deixado de lado, principalmente quando se fala da compra de materiais. Se para os alunos a volta as aulas é um momento de desespero, para os papais de plantão esse sentimento é triplicado no momento das compras. Pensando nisso o iBahia listou dez dicas para manter a calma e não ter dor de cabeça na hora de encher o carrinho com lápis, caderno e borracha. Confira:

(Reprodução: Divulgação)

1- Realize as compras de materiais escolares em conjunto com outros pais, assim você terá mais chances para negociar por preços menores.

2- Faça um levantamento de todo o material escolar que sobrou no ano anterior, separando o que pode ser reaproveitado ou não, nessa hora é importante lembrar que as trocas de livros didáticos entre alunos de séries diferentes representam grande economia. Caso não possa trocar, doe o material para outros jovens. Veja também a possibilidade de comprar somente o material que será utilizado no primeiro semestre, isto poderá lhe trazer uma boa economia e menor desembolso de dinheiro.

3- Não se deixe levar somente pelos desejos dos filhos, eles são influenciados pelos amigos e pelas publicidades, por isso vão querer sempre produtos da moda e que contenham imagens de artistas ou personagens de sucesso, o que faz com que os preços desses produtos fiquem muito mais caros. Para evitar ceder a esses impulsos, os pais devem ter sempre em mão uma lista do que é realmente necessário e conversar com os filhos para que entendam a diferença e a utilidade dos materiais.

4 - Na hora da compra é fundamental saber falar e se expressar, buscando a melhor opção de pagamento. Sempre faça a pergunta, quanto custa este produto à vista? Isto ajudará muito.

5- Escolha bem a marca do produto, pesquise o preço na internet e em pelo menos três lugares com visitas presenciais, negocie a vista e pague a prazo, mas as prestações devem caber em seu orçamento mensal futuro.

6 - Atualmente a compra pelo mercado eletrônico vem crescendo e, há casos, que o preço das lojas virtuais cobre o preço das lojas de rua e shopping, que têm custos de marketing, locação, funcionário custos fixos e variáveis. Já as lojas eletrônicas só têm o custo do produto e da logística para entrega. O único problema é que o prazo de entrega pode ser um pouco maior, por isso é preciso comprar com maior antecedência.

7 - Recicle materiais, além de ser uma forma de economizar também desenvolve o espírito lúdico das crianças. Pegue os matérias mais desgastados e dê a eles uma nova vida, juntando folhas de cadernos usados, construindo uma capa nova, etc.

8 - Faça a compra dos produtos para o recreio em atacados e faça economia na merenda escolar, ensine seu filho a comprar somente o necessário e a não desperdiçar.

9 - Antes de negociar com as vans para levar os filhos na escola, veja se não existe a possibilidade de um revezamento com pais que moram na mesma área ou condomínio. Costuma ser muito divertido para as crianças e cria uma relação de comunidade mais sólida, caso não haja essa possibilidade pesquise os valores das vans e negocie, mas tenha cuidado, esse meio de transporte tem que estar habilitado e regularizado.

10 - Procure saber com a direção da escola quais diferenciais a escola trará este ano e nos anos seguintes em relação ao ensino de educação financeira. Muitas escolas já estão adotando esta disciplina.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia