Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Veja dicas e receitas para fazer hambúrguer gourmet em casa

A base da receita é versátil e combina com uma grande variedade de acompanhamentos

• 28/05/2015 às 9:45 • Atualizada em 26/08/2022 às 19:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O hambúrguer, lanche popular ao redor de todo mundo, já ganhou diversas versões de sua receita, algumas até chamadas de "gourmet". Por ter uma base simples e versátil (carne e pão), o ele pode receber diversos acompanhamentos, como queijos, saladas, molhos e até outros tipos de carne. O sanduíche também pode ser preparado em casa e é uma ótima pedida para encontros com amigos. Além de ser saboroso e agradar a todos, o hambúrguer caseiro ainda não é tão popular e pode surpreender os convidados.
No mercadoNa hora de comprar os ingredientes, escolha sempre carne fresca. Como ela estará moída, não há muitas restrições ao tipo de corte, mas os mais comuns são fraldinha, maminha, alcatra e picanha. É importante estar atento ainda à proporção de gordura, que deve ser de aproximadamente 15% do total de carne. Além de ajudar a moldar, a gordura é saborosa e deixa o hambúrguer mais suculento.
TemperoPara o tempero, os chefs costumam usar apenas sal e pimenta, para que o sabor da carne prevaleça. Quem quiser incrementar a receita pode adicionar cebola, salsinha, alho e diferentes tipos de pimenta. A dica para a hora de temperar é adicionar o sal apenas na hora que o hambúrguer for para o fogo, para que ele não desidrate a carne.
O tamanho idealNa hora de moldar os hambúrgueres e escolher o tamanho de cada disco, deve-se prestar atenção a alguns fatores, como o tamanho do pão e o tempo que levará no fogo. Quanto maior for o hambúrguer, mais tempo ele levará até que fique pronto. Os discos mais altos são mais bonitos e mais suculentos e para esse efeito o ideal é fazer discos com até 1,5 centímetro de altura, variando entre 150 e 200 gramas.
O ponto certoComo os fogões caseiros não são tão potentes quanto os industriais, os hambúrgueres devem ser preaparados em uma frigideira com fundo grosso, que deve estar sempre o mais quente possível, para que ela não perca tanto calor quando receber a carne. Um fio de óleo pode ajudar a segurar o calor. A grelha e a churrasqueira são mais indicadas para discos altos. O tempo que a carne vai passar na grelha varia de acordo com o gosto de cada um. Quem gosta de carne mal passada deve deixar o disco no fogo por cerca de dez minutos (cinco para cada lado do hambúrguer). Para a carne ao ponto, sete minutos de cada lado é o tempo ideal. É importante lembrar que quanto mais tempo a carne passar no fogo, mais cozida ela fica, mas também resseca mais.
AcompanhamentosSão muitas as opções de combinação que se pode fazer. O mais comum é variar queijos e salada, mas também é possível acrescentar cogumelos, molhos, embutidos, ovo e o que a criatividade mandar. Variar o pão também pode ser uma boa opção e dá um ar diferente ao sanduíche.
Confira algumas receitas e se inspire:
Ingredientes:
180 grama(s) de fraldinha moída
1 colher(es) de sopa de molho de ostra
1 colher(es) de sopa de cebolinha picada
1 colher(es) de café de alho picado
1 colher(es) de sopa de cebola picada
1 colher(es) de café de mostarda Dijon
2 colher(es) de sopa de queijo parmesão
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 fatia(s) de queijo brie
2 colher(es) de sopa de água
óleo para fritar, o quanto baste
1 pão de hambúrguer
Modo de preparo:
Ponha a carne moída em uma tigela. Adicione o molho de ostra, a cebolinha picada, o alho picadinho, a cebola picada, a mostarda Dijon e o queijo parmesão ralado. Tempere com sal e pimenta. Misture tudo com as mãos, até todos os temperos se incorporarem à carne. Molde a carne em formato de bola e achate com as mãos. Em uma frigideira aquecida acrescente um fio de óleo. Frite o hambúrguer até ficar bem dourado de um lado. Vire o hambúrguer e frite o outro lado. Se quiser a carne bem passada diminua o fogo e deixe-a fritando por alguns minutos. Ponha duas fatias de quiejo brie em cima do hambúrguer, ainda na frigideira. Acrescente duas colheres de sopa de água na panela e tampe-a. Espere 30 segundos até o queijo derreter. O processo é o mesmo para outros tipos de queijo, como prato, mozarela, meia-cura ou camembert. Recheie o pão com o disco de carne e acrescente os complementos.
Receita: Renata Vanzetto / Ema
Ingredientes:
1 lata(s) de tomate sem pele
1 colher(es) de sopa de açúcar mascavo
1 colher(es) de sopa de molho inglês
1 colher(es) de café de molho de pimenta
1 colher(es) de sopa de vinagre de vinho tinto
1 colher(es) de café de canela
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Deixe no fogo baixo, mexendo de vez em quando, durante cerca de dez minutos ou até engrossar. Receita: Renata Vanzetto / Ema
Ingredientes:
1/2 cebola
2 colher(es) de sopa de manteiga
1 colher(es) de sopa de açúcar
1 pitada(s) de sal
2 colher(es) de sopa de água
Modo de preparo:
Corte meia cebola em pétalas. Dê uma leve dourada na frigideira quente com a manteiga, acrescente o açúcar e uma pitada de sal. Deixe caramelizar, sem mexer. Jogue as colheres de água e espere derreter o caramelo. Receita: Renata Vanzetto / Ema
Ingredientes:
200 grama(s) de fraldinha
Sal e pimenta a gosto
1 pão de hambúrguer tradicional
40 grama(s) de queijo minas padrão
30 grama(s) de pepperoni (salame italiano apimentado) fatiado
Folhas de rúcula
2 colher(es) de sopa de maionese
1 colher(es) de café de mostarda francesa (dijon)
Modo de preparo:
Tempere a carne com sal e pimenta e molde em formato de disco. Grelhe o hambúrguer até o ponto desejado. Cerca de cinco minutos de cada lado bastam para uma carne ao ponto. Coloque o queijo sobre o hambúrguer um pouco antes dele chegar ao ponto para que derreta. Enquanto isso toste o pepperoni na chapa ou frigideira até que fique crocante. Parta o pão ao meio e monte o sanduíche. Coloque a carne com o queijo, sobre eles o pepperoni e a rúcula. Misture a maionese com a mostarda e sirva como acompanhamento.
Receita: P.J. Clarke's
Ingredientes:
160 grama(s) de fraldinha, sendo 20 gramas de gordura
Sal e pimenta a gosto
40 grama(s) de bananinha (capa do contra-filé)
2 rodelas de tomate momotaro
2 fatias de queijo mussarela
1 pão de hambúrguer
1 folha de alface
1 colher(es) de sopa de maionese (de preferência caseira)
2 fatias de bacon tostadas e crocantes
2 rodelas de cebola roxa grelhadas
Modo de preparo:
Moa (ou peça para o açougueiro moer) a carne duas vezes e modele em forma de disco. Tempere com sal e pimenta a gosto. Grelhe na chapa bem quente, para selar, sem perder a suculência. Cinco minutos de cada lado bastam para uma carne ao ponto. Quanto mais tempo, mais bem passada ficará. Coloque o tomate e o queijo por cima e abafe para derreter. Coloque o hambúrguer sobre o pão aquecido e disponha o alface, a maionese, o bacon e a cebola. Sirva em seguida.
Receita: Mangiare Gastronomia
Ingredientes:
200 grama(s) de fraldinha
1 cebola roxa grande
3 colher(es) de sopa de vinagre balsâmico
1 xícara(s) de chá de maionese
2 xícara(s) de chá de queijo parmesão ralado fino
100 grama(s) de batata asterix
Óleo para fritar a batata e a carne
Sal e pimenta-do-reino a gosto
50 grama(s) de queijo prato (2 fatias)
Rúcula a gosto
1 pão de hambúrguer
Modo de preparo:
Moa a fraldinha na ponta da faca em casa ou peça para o açougueiro moer na hora. Molde o hambúrguer com cerca de 10cm de diâmetro. Reserve refrigerado. Corte a cebola em rodelas finas, leve a uma frigideira junto com o vinagre balsâmico e deixe secar totalmente o líquido. Reserve. Misture a maionese com o queijo parmesão ralado até incorporar bem. Reserve refrigerada. Na sequência, fatie a batata em rodelas finas e frite em óleo quente. Reserve. Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto e frite em frigideira a fogo alto ou grelhe até o ponto desejado Cinco minutos de cada lado bastam para uma carne ao ponto para mal passada. Para bem passada, conte até sete minutos de cada lado. Cubra com o queijo prato, desligue o fogo e abafe com uma tampa. Para a montagem, abra o pão, coloque o hambúrguer coberto com queijo e, sobre ele, disponha a cebola roxa. Sirva acompanhado de batata frita chips, de maionese e de rúcula à parte.
Receita: Mangiare Gastronomia

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia