Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
EDUCAÇÃO

Veja oito dicas para economizar tempo na hora de estudar

Especialista em leitura dinâmica Juarez Lopes reuniu dicas valiosas para otimizar seu tempo de estudo

Redação iBahia • 15/04/2017 às 15:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 2:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Muito conteúdo para estudar num prazo curto é a realidade de qualquer estudante. Para ajudar a economizar tempo e otimizar a hora do estudo, o especialista em leitura dinâmica Juarez Lopes deu oito dicas para os leitores do EXTRA.

As práticas devem ser seguidas por, pelo menos, 21 dias consecutivos, durante uma hora e meia. Segundo o profissional, o hábito vai fazer com que o aluno aumente até seis vezes sua capacidade de leitura e compreensão de texto:

- Estudar é diferente de ler, é interpretar, resumir, e criar artifícios associativos de memorização que permitam acessar o conteúdo resumido no momento que se fizer necessário. Enfim, estudar é cumprir um ritual e a leitura é uma ferramenta imprescindível nesse processo..

1 - Saiba quais são suas dúvidas

Faça um inventário das suas dúvidas antes de iniciar o estudo de um tema. Quando direcionamos a mente para o que estamos procurando, as respostas, caso estejam na bibliografia estudada, aparecem mais facilmente durante a leitura. É como se o cérebro possuísse um site de busca.

2 - Use as mãos para ler

Use sua mão forte para seguir as linhas do livro durante a leitura. Isso vai ajudar a guiar os olhos e trará muito mais foco e concentração.

3 - Tire 10 minutos de descanso

A curva da produtividade cai após cada 50 minutos, por isso é importante fazer um descanso de 10 minutos após esse período. Aproveite o intervalo para comer e ir ao banheiro, por exemplo.

4 - Sublinhe

Sublinhe o conteúdo estudado como se estivesse escrevendo um telegrama, marcando apenas a parte que realmente importa. Esta prática facilitará a confecção de resumos.

5 - Esquematize os resumos

Antes de iniciar um resumo, faça um esquema (mapa mental) que funcione como um esqueleto do conteúdo. O que você precisa saber? O que pode cair na prova? Com o que está tendo mais dificuldade? Tudo isso deve estar no resumo.

6 - Escreva à mão

Faça resumos escritos à mão. A escrita é uma ferramenta poderosa para a memorização e ajuda na hora de responder questões dissertativas, garantindo um texto legível e coerente.

7 - Use um gravador

Com o resumo pronto, leia o texto para um gravador e ouça o áudio quantas vezes forem necessárias para a memorização. Quando repetimos sem entender, decoramos, mas quando repetimos após entender, memorizamos.

8 - Treine bastante

O cérebro melhora conforme o utilizamos. Então, quanto mais o aluno treinar a leitura, a interpretação de texto e a produção de resumos, mais rápido e prazeroso o estudo se tornará.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação