Saúde

Veja os quatro elementos que devem sair da sua dieta hoje

Alguns compostos químicas podem sabotar sua dieta e, mais, prejudicar, sua saúde

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Alguns compostos químicos e substâncias podem prejudicar a sua saúde, em alguns casos, prejudicar a absorção de nutrientes e até a aumentar a compulsão alimentar. Veja o que não deve ficar no seu prato.

Foto:Divulgação

1) Emulsificantes

Esses compostos químicos são adicionados aos alimentos com o objetivo de oferecer uma textura melhor aos industrializados com o sorvete, maionese, chocolate, margarina e salsicha. Em excesso, os emulsificantes no organismo interferem na microbiota intestinal, fazendo com que a absorção de nutrientes essenciais diminua e neurotransmissores responsáveis pela sensação de fome fiquem em desequilíbrio.

2)  Glutamato monossódico

É comum em  industrializados e itens fast-food para ressaltar o sabor dos alimentos. Para quem consome em demasia, um dos efeitos é a compulsão alimentar. Alguns estudos relacionam o uso ao ganho de peso e até de doenças degenerativas, a curto e médio prazo. 

3) Adoçantes artificiais

Os adoçantes, usados para substuir o açúcar,  aumentam os níveis de neurotransmissores que liberam insulina e auementam a vontade de comer doce. Uma dica é fugir deles e optar por frutas e até canela. 

4) Alimentos low fat

Ter baixo teor de gordura não significa que há poucas calorias e que a perda de peso será fácil. Uma pesquisa  publicada no periódico científico Appetite descobriu, depois de analisar a composição nutricional de aproximadamente 6 mil itens do mercado, que as versões low fat nem sempre apresentam uma diferença calórica significativa se comparadas aos alimentos em sua versão tradicional. Dessa forma que surge a falsa impresão de estar ingerindo menos calorias. Escolha alimentos com gordura do bem em quantidade adequada.