Salvador

Veja programações religiosas pelo dia de Nossa Senhora da Conceição

Celebrações acontecem nesta sexta-feira (08)

Redação Correio 24h

Festas e celebrações acontecem nesta sexta-feira (08) em homenagem da santa Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia . Na Arquidiocese de Salvador, a Basílica Santuário, paróquias e comunidades dedicadas à Mãe de Jesus sob o título da Imaculada Conceição estão com programações especiais.  A maior acontece a partir de 5h na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio). 

Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

A juíza da irmandade, Marilia Gabriela Silva Dias, falou sobre a expectativa para os festejos. "Esperamos que venham muitas pessoas para comemorar conosco. Este ano, o altar principal trará uma mensagem para as mulheres. Que todos saibam que nós somos capazes de ocupar cargos de liderança com competência e determinação", contou ela, que assumiu a direção da Igreja após eleição realizada em abril deste ano, quando mais de 900 membros votaram em Gabriela. "Fico muito feliz, porque só deixei de receber um voto. É uma irmandade que, por mais de 20 anos, foi gerida por homens". 


Confira abaixo as programações: 


Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio)

Para celebrar a Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia serão celebradas Missas às 5h, 6h, 12h, 14h30, 15h30 e 17h. O ponto alto da festa será a Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 8h. Logo em seguida, os fiéis sairão em procissão pelas principais ruas do bairro do Comércio, conduzindo as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Itapuã)

No bairro de Itapuã, os fiéis acordarão cedo no dia 8 de dezembro para participar do Anúncio da Alegria, que é a alvorada às 6h. As Missas serão celebradas na Matriz às 7h e 11h. Às 9h acontecerá a Celebração do Batismo; e às 15h30 a recitação do Terço. A partir das 16h30 acontecerá uma procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, saindo do cruzeiro de São Tomé, passando pela Orla de Itapuã até a Matriz, onde o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa Solene, às 18h.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Valéria)

Nossa Senhora da Conceição também recebe homenagens na Paróquia dedicada a ela, localizada no bairro de Valéria. A partir das 15h acontecerá uma procissão, saindo do Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Nova Brasília, e seguindo até o CESF. A Missa Solene será presidida pelo reitor da Basílica do Bonfim, padre Edson Menezes, às 17h.

Comunidade Nossa Senhora da Conceição (Alto de Coutos)

A Comunidade Nossa Senhora da Conceição (Rua Dois de Julho, Alto de Coutos) celebra a festa da Imaculada Conceição da Mãe de Deus no dia 8 de dezembro com a Missa Festiva, às 7h. O tema central escolhido para este ano é “… e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra” (Lc 1, 35).

Comunidade Imaculada Conceição (Vale dos Lagos)

A Comunidade Imaculada Conceição, localizada no Condomínio Recanto das Ilhas, no Vale dos Lagos, também está festa, e este ano de modo especial pelos 30 anos de vida e missão. No dia 8 de dezembro as homenagens à Mãe de Jesus terão início às 6h com alvorada e logo em seguida o Ofício da Imaculada. A primeira Missa do dia será às 7h30 e a comunidade participará do café partilhado às 9h. O Grupo de Oração Terço dos Homens (GOTH’s) recitará o Terço às 12h. Já às 15h o Terço será recitado pelas crianças. A partir das 18h acontecerá uma procissão e os festejos serão encerrados com a Missa Solene que terá início às 20h.

Comunidade Nossa Senhora da Conceição (Caixa D’Água)

Com o tema “Rogai por nós, oh Santa Mãe de Deus!”, a Comunidade Nossa Senhora da Conceição, localizada na Caixa D’Água (próximo a Escola Parque) celebra a festa da padroeira. No dia da Imaculada Conceição (8) os devotos se encontrarão às 14h para a oração da “Hora Santa”. Às 16h o pároco, padre Valson Santos Sandes, presidirá a Missa Solene e logo em seguida os fiéis participarão de uma procissão luminosa com a imagem da padroeira pelas principais ruas do bairro.