Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
Whatsapp Whatsapp
NEM TE CONTO

'Velho Chico': Miguel divide suas terras com os índios

Ele toma essa decisão depois que descobre que parte da sua fazenda era dos indígenas

Redação iBahia • 23/09/2016 às 8:39 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Miguel (Gabriel Leone) vai dividir as terras que ganhou de herança de Encarnação (Selma Egrei) com os índios na reta final de "Velho Chico". Ele toma essa decisão depois que descobre que parte da sua fazenda era dos indígenas. A ideia é de Olívia (Giullia Buscacio), que insiste para o marido procurar Ceci (Luci Pereira) pedir ajuda. Já na oca, Miguel fala a Olívia, Ceci e o pajé Moacir (Leonir Tenório) e diz que eles podem trabalhar juntos para salvar a terra e devolvê-la a ele. "Nem tudo que veio antes devemos aceitar. Há Muito mal escondido embaixo do nome dos de Sá Ribeiro. Não sei se vou descobrir tudo. Mas sei que, tudo que descobrir, irei lutar para remediar. Juntos podemos cuidar daquela terra que é tão sagrada para o seu povo, quanto para nós!", diz ele.

				
					'Velho Chico': Miguel divide suas terras com os índios
O pajé fita Ceci, desconfiado: "Você quer limpar um nome sujo do meu sangue! Do sangue dos meus irmãos!". Miguel fala que quer quitar a dívida dos de Sá Ribeiro, tanto com o povo e a terra. "Essa dívida não é sua!", fala o Pajé. "Mas é do nome que carrego! Esse nome trouxe até minhas mãos uma terra que não me pertence! Uma terra que é do seu povo mais do que de ninguém...", explica Miguel. Moacir se cala, e mira Ceci, ressentido: "Meu povo escolheu não lutar por ela! Meu povo abandonou a terra e todos que morreram lutando! Muita gente morreu!".
Olívia ajuda o marido: "Mas a terra está viva ainda, e sofrendo! Não queremos tirar proveito de ninguém, mas sei que juntos, podemos cuidar dela como se deve!". O Pajé diz que precisa falar com os espíritos e com Ceci. Olívia e Miguel saem e ela se mostra animada: "Eles vão voltar para suas terras, e, com essa pareceria, tirar renda das culturas de ciclo curto enquanto as demais se estabelecem. Estamos devolvendo a chance deles cuidarem do seu lugar de origem!". Miguel está triste: "Na nossa cabeça é uma parceria rural. Na deles é o bisneto do coronel que invadiu suas terras querendo tirar proveito deles outra vez". O Pajé e Ceci conversam e logo depois eles vão ao encontro do casal. "le estende as mãos para Miguel, que se surpreende a princípio, logo repete o gesto. "Nosso povo passou muito tempo longe de casa... é hora de voltar!", diz o índio.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto