Santa Casa

Velório Online é um passo à frente dado pelo Campo Santo, diz gerente

Tecnologia pode ajudar a se manter presente em um momento de tanta dor

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
A tecnologia tem mudado o mundo e a forma de lidar com diversas situações. E é possível incluir o momento da perda de um ente ou amigo querido nessa realidade. Apesar da enorme tradição dos rituais em torno do velório e sepultamento, para algumas pessoas a tecnologia ajuda a se manter presente em um momento de tanta dor. E para auxiliar quem está longe, o Campo Santo disponibiliza o serviço do Velório Online. 

A ideia pode parecer estranha de início, mas depois que entendemos como funciona, percebemos que traz conforto para quem gostaria de estar perto de quem ama neste momento, mas por diversas razões não pôde se fazer presente.


Foto: Divulgação

Para ter o serviço, é preciso a liberação da família. Uma vez liberado, o corpo pode ser velado na Sala 2 do Campo Santo – já há projeto de expandir a tecnologia para outras salas –, onde três câmeras filmarão o momento. Com isso, quem mora longe de Salvador e não conseguiu chegar a tempo da cerimônia, pode acompanhar o velório através da internet. 

“Fizemos uma transmissão recentemente. A família nos procurou por ter parentes fora da cidade que não conseguiriam chegar para o velório. No final, [a família] ficou satisfeita com o serviço”, destacou o gerente do Campo Santo, Roberto Taboada.

O sistema, iniciado em 2012, passou por uma pausa para implantação de nova tecnologia. Agora, reabriu e, por enquanto, o custo já está incluso no valor pago pelo aluguel da Sala 2. 

"Nosso objetivo é sempre prestar à população o que há de melhor em serviços funerários, sempre proporcionando às famílias o conforto, a praticidade e o respeito que merecem os nossos clientes. O Velório Online representa isso", afirma Taboada. 

Como utilizar o serviço

Para acompanhar o momento de despedida de alguém querido, o processo é simples. Mediante um usuário e senha solicitado pela família à administração do Campo Santo, basta clicar neste link - mas é preciso utilizar o navegador Internet Explorer. 

Depois, o usuário instala o Plugin e permite a execução do programa. Em seguida, digitar usuário e senha e, por fim, para abrir as três câmeras disponíveis, o usuário deve clicar em 'Abrir Todo'.

Pioneirismo

Em Salvador, o Campo Santo é o único cemitério que possui o serviço de Velório Online. O pioneirismo do local, no entanto, não se limita ao Brasil. “A Espanha, por exemplo, lançou agora o velório online, enquanto nós já fazemos isso. É mais um passo à frente dado pelo Campo Santo”, define o gerente. 

O perfil de clientes do cemitério também foi considerado ao adotarem este novo serviço. Muitos daqueles que são enterrados no local têm raízes europeias, explica Taboada. Por isso, ter um sistema online que permita acompanhar o momento do adeus é bem-vindo. “O parente que jamais imaginaria se despedir daquela pessoa que veio para o Brasil há 80 anos, agora tem essa possibilidade”.