Turismo

Viagem de fim de ano: saiba como gastar pouco

Planejamento financeiro é essencial para evitar endividamento pós-festas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Quem deseja aproveitar as férias de fim de ano não pode esquecer de fazer um planejamento antecipado. A organização de gastos é essencial para evitar endividamento pós-festas. Confira cinco dicas, da DSOP Educação Financeira, para viajar sem prejudicar seu orçamento financeiro.

- Trace um Planejamento: Organize quanto vai gastar ao todo com a viagem. Para isso, leve em conta o local, o período, a hospedagem, o transporte e a alimentação.

 - Negocie Preços: Pesquise com cautela as opções oferecidas pelas empresas ou agências de viagem para garantir o melhor preço. Vale também tentar negociar com a empresa descontos e facilidades no pagamento.

- Faça um diagnóstico financeiro: O primeiro passo é fazer um diagnóstico financeiro e conhecer a sua situação atual. Se não poupou dinheiro para essa viagem, é válido optar por passeios mais baratos, sem que seja necessário se endividar. Há várias cidades próximas da capital com pontos turísticos bacanas, além de parques e atividades culturais de baixo custo ou gratuitas.

- Tenha reserva para imprevistos: Coloque na ponta do lápis todos os gastos envolvidos, incluindo um valor extra para imprevistos, como oportunidades de passeios ou compras que deseje aproveitar na ocasião, mas não teria como prever.

- Lembre dos demais gastos: Além de pensar na viagem em si, é preciso lembrar das despesas comuns de final e início de ano, como presentes, celebrações, ceia de Natal, IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, entre outros.