Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Você é patrão 4 formas de elogiar para motivar seu funcionário

Ato de elogiar precisa fazer parte do dia a dia de todas as organizações, pois nenhuma empresa alcança seus objetivos se a equipe não estiver motivada

Redação iBahia • 21/05/2017 às 9:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 21:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O elogio profissional é fundamental para trazer ainda mais motivação à toda a equipe e fazer com que seus colaboradores se sintam respeitados e inspirados para alcançar suas metas. Então, o ideal é que este tipo de reconhecimento não seja economizado, pois ele pode fazer a diferença no comportamento do colaborador, que se preparou e se prepara praticamente a vida toda, basicamente para ouvir que o seu trabalho está sendo bem realizado e que a sua atuação é essencial para as conquistas da empresa.
Por isso, o ato de elogiar precisa fazer parte do dia a dia de todas as organizações, pois nenhuma empresa alcança seus objetivos se a equipe não estiver motivada. Estimular os colaboradores, fazendo com que eles tenham foco nas metas e nos resultados planejados é um dos papéis do gestor. E isto somente é alcançado, conquistando-se o respeito das pessoas e dos funcionários como um todo.
Marcus Marques, mentor de pequenas e médias empresas, elaborou 4 dicas de como elogiar seus funcionários para motivá-los.
1. Feedback
Com feedbacks constantes é possível reconhecer o que cada pessoa de cada equipe vem realizando. Este tipo de ação, além de elogiar, pura e simplesmente, ajuda o colaborador a entender, não só seus acertos, mas também o que ele precisa melhorar, para executar suas atividades de forma cada vez mais produtiva. Diante disso, por exemplo, quando você observar que uma tarefa foi executada de uma maneira que trouxe economia de tempo e dinheiro para a empresa, não hesite em reconhecer esta ação, seja individual ou coletivamente, pois assim, você mostrará a todos que sabe como elogiar uma pessoa e sabe também que todos merecem o devido reconhecimento, por estarem ajudando a organização a crescer.
2. Não deixe para depois
Lembre-se: todas as vezes que tiver a oportunidade de elogiar seus colaboradores, no momento em que eles estiverem realizando um bom trabalho, faça isso! Elogio e reconhecimento não podem ser deixados para depois, pois eles perdem a força e o efeito sobre aquele profissional, que só está esperando ser devidamente reconhecido, para continuar executando suas tarefas com maestria. Sendo assim, seja em uma conversa em particular com o colaborador, ou em público, faça a sua parte e reconheça que ele é fundamental para que a sua empresa alcance o sucesso desejado.
3. Mostre publicamente que seus colaboradores fazem toda a diferença
Palavras de elogio ou premiações, são excelentes formas de mostrar a seus colaboradores que eles fazem toda a diferença, para que as conquistas da empresa sejam alcançadas. Isso porque existe um número cada vez mais crescente de profissionais, que trabalham, não só para obter reconhecimento financeiro, mas que desejam ser lembrados por seus feitos diários. Assim, você pode implementar o famoso “funcionário do mês” nas atividades de endomarketing de sua organização, pois esta é uma forma excelente de reconhecer publicamente, aqueles que estão se dedicando e se comprometendo com os objetivos e com os resultados que a empresa deseja alcançar. Os efeitos que pequenas e simples ações como esta podem trazer a você e à sua empresa, vão desde de colaboradores mais satisfeitos e motivados, até a diminuição considerável do turnover de profissionais.
4. Elogie, mas somente de forma sincera!
É necessário que seus colaboradores acreditem em você, acreditem no que estão fazendo e no elogio que estão recebendo, pois assim, a equipe se manterá ainda mais integrada e trilhará os caminhos que contribuam para a manutenção da empresa no mercado, com mais facilidade.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos