Empregos

Você é tímido? Veja as 5 vantagens de ser introvertido no ambiente de trabalho

Como a timidez pode ser vantajosa para a carreira profissional

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A introspecção, ao contrário do que diz o senso comum, pode ser uma vantagem, pelo menos no ambiente de trabalho. O perfil psicológico desse tipo de pessoa pode ser um aliado, se bem utilizado, na carreira. Se você tem esse perfil, ou conhece alguém que apresenta o comportamento tímido, veja algumas vantagens e  como elas podem te ajudar na empresa: 1. ConcentraçãoA pessoa introvertida, geralmente, perde menos tempo com conversas paralelas no trabalho. Por conta da sua introspecção, esse tipo de pessoa tem mais facilidade para manter o foco em suas atividades.


2. Sutileza
Imerso em sua tarefa, o profissional com esse perfil costuma capturar mais facilmente os detalhes envolvidos naquilo que ele está fazendo.  Geralmente, são mais minuciosos e precisos do que o extrovertido.


3. Percepção
Outra grande virtude do introvertido é sua capacidade de escuta e de observação. Com essa característica, o introverto pode até fazer análises mais profundas sobre as distintas situações que ocorrem no ambiente de trabalho.Veja também: Confira vagas de emprego disponíveis em setembro

4. Originalidade
Nos ambientes de trabalho em que é a busca por inovação é uma constante, o introvertido pode ser uma peça fundamental por conta da sua visão de mundo mais cuidadosa, analítica, o que pode resultar em ideias originais para o grupo de trabalho.5. Planejamento
O introvertido costuma coletar um grande número de informações do ambiente antes de agir.  Por ter um perfil mais cauteloso e preparado, ele perde menos tempo com as surpresas, eventualmente, desagradáveis do local de trabalho e evita  transtornos em ambiente onde predomina a impulsividade.