Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Brasil e Uruguai se enfrentam com novas ideias no centro do campo

Tite vê ascensão de Arthur, meia organizador que andou escasso no futebol do país

Redação iBahia • 16/11/2018 às 10:45 • Atualizada em 31/08/2022 às 16:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Muita gente argumenta que amistosos no semestre seguinte a uma Copa do Mundo são uma espécie de anticlímax, dada a distância para o próximo Mundial. Mas jogos assim podem ser um campo de testes, plantar sementes de transformações importantes. E no Brasil x Uruguai de hoje, às 18h (de Brasília), em Londres, como se não bastassem a tradição e a história do confronto, estarão no centro do campo jovens que podem moldar um novo estilo nos dois times.

Faz algum tempo que o meio-campo é o setor de menos fartura para o futebol brasileiro. Hoje, todos os olhares se direcionam para Arthur, o tipo de organizador de jogo que andou em falta no país. Atualmente no Barcelona, o meia de 22 anos ainda não foi confirmado como titular diante dos uruguaios. Disputa posição com Renato Augusto, em quem Tite confiava antes do Mundial, até viver uma oscilação técnica. Outra opção é Paulinho, um infiltrador na área mais do que um passador. Philippe Coutinho está machucado, assim como Casemiro, que dará lugar a outro jovem: o volante Walace, de 23 anos, do Hannover (ALE).

Arthur obriga a adaptar a forma de jogar da seleção. Se não tem tanta aproximação da área, seu estilo peculiar dá ao time o toque curto, a manutenção da bola. Caso jogue ao lado de Renato Augusto, Tite terá que encontrar formas de dar à seleção mais presença na área. Ainda mais com a entrada de Roberto Firmino como centroavante. Ao contrário de Gabriel Jesus, o jogador do Liverpool é muito participativo nas trocas de passes, saindo da linha de ataque para abrir espaços. Jesus prefere os passes em profundidade.

Quem jogar estará ao lado de Neymar, agora capitão da seleção de Tite. — Estou feliz de ser o líder da seleção. Espero passar coisas boas — disse. O Uruguai, que não terá sua dupla de zaga titular, formada por Godín e Giménez, vê florescer uma geração de meio-campistas talentosos. No Arsenal, Lucas Torreira, de 22 anos, impressiona pela dinâmica, desarme e bom passe. Além dele, Bentancur é titular da Juventus, ocupando uma posição mais adiantada. O técnico Oscar Tabárez conta, ainda, com Federico Valverde, 20 anos, reserva no Real Madrid. Sem falar em Arrascaeta, do Cruzeiro, este um meia-atacante. E Nández, do Boca Juniors, liberado por causa das finais da Libertadores.

São jogadores que dão mais toque a uma seleção que se acostumou a um futebol mais direto, com bolas longas para explorar Suárez e Cavani. Agora, o time tenta migrar em seu estilo.

BRASIL X URUGUAI

Brasil: Alisson, Danilo, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Walace, Arthur e Renato Augusto; Douglas Costa, Roberto Firmino e Neymar.

Uruguai: Martín Silva, Cáceres, Coates, Gastón Silva e Laxalt; Vecino, Torreira, Bentancurt e Arrascaeta; Cavani e Suárez.

Local: Emirates Stadium (Londres).

Horário: 18h.

Juiz: Craig Pawson (Inglaterra).

Transmissão: Rede Globo, Sportv, Rádio Globo/CBN.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes