Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Bancos do novo Ford Fusion têm material reciclado feito a partir de garrafas plásticas

O Novo Ford Fusion utiliza fios de material reciclado no tecido de revestimento dos bancos, feitos a partir de garrafas plásticas e resíduos industriais, em uma quantidade equivalente a 1,3 milhão de metros de tecido por ano. "O uso de tecidos sustentáveis na Ford tem aumentado com o avanço dos programas de veículos globais, com a adoção de novos padrões e desenvolvimento de novos fornecedores de fios reciclados com qualidade global", destacou Carol Kordich, líder de design e materiais sustentáveis da montadora.

• 03/06/2013 às 16:40 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

fusion-ecod.jpg
Todo novo tecido usado nos veículos Ford devem conter pelo menos 25% de material reciclado
Fotos: Divulgação

O Novo Ford Fusion utiliza fios de material reciclado no tecido de revestimento dos bancos, feitos a partir de garrafas plásticas e resíduos industriais, em uma quantidade equivalente a 1,3 milhão de metros de tecido por ano. Em todo o mundo, a montadora usa 41 tipos de tecidos em 15 linhas de veículos, que vão do New Fiesta e Mustang às picapes Ranger e F-150.

"O uso de tecidos sustentáveis na Ford tem aumentado com o avanço dos programas de veículos globais, com a adoção de novos padrões e desenvolvimento de novos fornecedores de fios reciclados com qualidade global", destacou Carol Kordich, líder de design e materiais sustentáveis da Ford. Segundo ela, o plano é que um dia todos os tecidos usados na Ford sejam feitos de material reciclado.

Na América do Norte, o uso de fios feitos de materiais reciclados era praticamente nulo em 2007 e em 2013 está presente em 66% dos programas de veículos.

fusion-flex.jpg
Modelo Flex gera 175 cv com etanol e 167 cv com gasolina

"O tecido usado no Fusion mostra o verdadeiro compromisso da Ford com a sustentabilidade, independentemente das fronteiras geográficas", ressaltou Robert Brown, vice-presidente de sustentabilidade, meio ambiente e engenharia de segurança da Ford. "Sempre que temos a oportunidade de conectar nossos suprimentos e fornecedores à sustentabilidade, estamos na direção certa do compromisso de criar um mundo melhor”.

Desde o modelo 2009, todo novo tecido usado nos veículos Ford deve conter pelo menos 25% de material reciclado.

Com a criação de novas ideias e tecnologias, evolução dos processos e aumento dos volumes, os custos de desenvolvimento de tecidos sustentáveis tendem a cair. Quando isso ocorrer, a Ford provavelmente exigirá uma porcentagem maior de material reciclado em seus veículos, segundo Carol Kordich. Alguns veículos, como o Fusion Hybrid e o Focus Electric, já utilizam tecidos 100% feitos de material reciclado.

Segundo Dan Russian, gerente de negócios da Sage Automotive Interiors, maior fornecedor de tecidos da Ford na América do Norte, as mudanças comandadas pela montadora aceleraram os planos de aumentar a oferta de materiais com conteúdo reciclado – disponibilizando esses tecidos para toda a indústria automotiva cinco anos antes do planejado.

Eficiência energética

Além da utilização de material reciclado, o novo Ford Fusion (formado por três versões) possui outros atributos relacionados à sustentabilidade, como, por exemplo, a eficiência energética. A versão 2.5 Flex busca garantir equilíbrio entre potência e consumo, gerando 175 cv com etanol e 167 cv com gasolina.

O Fusion Hybrid possui um motor a combustão e um motor elétrico acoplado a um gerador. Cada um dos motores pode trabalhar individualmente, ou em conjunto, buscando a eficiência do uso da energia.

Já o 2.0 EcoBoostPerformance promete a redução no consumo de combustível sem comprometer a performance. O veículo gera 240cv, mesma potência de um motor V6.

Presente no mercado brasileiro desde o início de 2013, o novo Ford Fusion custa, aproximadamente, R$ 100 mil.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade