Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Delivery de Saladas faz sucesso em Natal

O ramo de alimentação leve atende aos gostos dos que buscam uma vida mais saudável e anima também quem pretende fazer negócios. Foi nesse filão que o empresário natalense Rodrigo Dowsley decidiu empreender ao abrir um estabelecimento de saladas, a Chef House. Funcionando há pouco mais de um ano, a casa faz sucesso entre o público local sem sequer ter uma mesa. Tudo é entregue diretamente na residência da clientela.

• 13/08/2013 às 12:30 • Atualizada em 29/08/2022 às 19:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

imagem.kmf.jpg
O empreendedor aproveitou o nicho de mercado do público que quer comer com saúde, mas não tem tempo para preparar ou ir ao restaurante
Foto: Divulgação

Agência Sebrae

O ramo de alimentação leve atende aos gostos dos que buscam uma vida mais saudável e anima também quem pretende fazer negócios. Foi nesse filão que o empresário natalense Rodrigo Dowsley decidiu empreender ao abrir um estabelecimento de saladas, a Chef House.

Funcionando há pouco mais de um ano, a casa faz sucesso entre o público local sem sequer ter uma mesa. Tudo é entregue diretamente na residência da clientela. Mas tanta preferência não tem a ver com comodidade, e sim pelo sabor. O cardápio é requintado e composto por saladas que misturam ingredientes diferenciados e dão um toque especial ao prato.

O preparo é feito na hora, a la carte mesmo

A salada Pollo Chef House, por exemplo, traz uma pasta de ricota com espinafre tipicamente italiana e tomates secos caseiros. A campeã de vendas é a Pollo Crocante, em que o empanado é leve e sequinho, feito à base de torradas e cereal de milho. As de camarão também fazem sucesso. Já a de carne de sol – Chef House nordestina - é combinada com cebola roxa em água gelada pra tirar o ardor e “puxada” com fios de jerimum – o aroma é irresistível e geralmente chega morninha ainda na casa do cliente. “Fazemos um couscous marroquino com abobrinha, muito especial, que acompanha as saladas Pollo Marroquina e Tilápia Marroquina”, ressalta Rodrigo Dowsley.

As saladas são feitas da mesma forma que um prato é servido em um restaurante conceituado. O preparo é feito na hora, a la carte mesmo. Se o cliente pede uma salada de camarão, por exemplo, o crustáceo é grelhado no momento que o pedido entra na cozinha e é adicionado à base da salada, que também é preparada instantes antes do pedido - quase na hora também. “Por isso, ficamos conhecidos pelas hortaliças estadaliças, bem crocantes”, diz o proprietário do estabelecimento, que é formado em administração hoteleira e gastronomia.

imagem.kmj.jpg
Ingredientes escolhidos para as saladas costumam ser sofisticados para valorizar os pratos comercializados pelo Chef House

A ideia de montar o negócio veio da visão empreendedora de Rodrigo Dowsley, que resolveu unir alimentação saudável com conveniência. Daí a opção pelo sistema de delivery, serviço que é terceirizado e a taxa repassada integramente à cooperativa de entregadores. “Percebi que havia uma demanda muito grande por alimentação saudável e que havia espaço pra oferecer uma salada totalmente diferente do que havia no mercado, algo que marcasse pelo sabor e apresentação”. Nos primeiros oito meses de funcionamento, as vendas da Chef House dobraram de volume.

Ingredientes diferenciados

Entretanto, por trás de todo sucesso, há um histórico de dificuldades e bastante esforço, empenho e dedicação. No período de abertura do negócio, alguns fatores comprometeram o capital de giro e dificultaram uma maior fluência. Foram decisões, como utilização de capital próprio em vez de tomar empréstimo a taxas razoáveis, investimento superdimensionado em embalagens, tempo de obra estendido na reforma do prédio e pouca divulgação.

“Um dos maiores obstáculos do início foi a parte de precificação, pois não tínhamos conhecimento dos custos fixos e variáveis para se compor um preço ideal. A pesquisa que houve foi informal e através de observação do movimento de algumas casas com produtos semelhantes”. Foi nessa hora que o empreendedor procurou o Sebrae no Rio Grande do Norte, que o auxiliou, através de consultorias, no ajuste do preço de venda e na adoção de ferramentas de marketing.

“A partir das consultorias, percebi que o principal ponto de melhoria era uma divulgação mais expressiva”, diz. Agora, os planos do empresário passam por abrir um restaurante com salão. “Estamos conversando com parceiros sobre um novo projeto, mas ainda está tudo sob sigilo até que se concretize. Mas vem coisa boa por ai. E isso nos anima bastante”.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade