Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

IBM desenvolve bateria que "respira" com autonomia de 800 km

A IBM desenvolveu uma bateria que respira e usa oxigênio para produzir eletricidade, aumentando exponencialmente a sua autonomia. "Lítio Ar" é o nome da tecnologia, que capta e armazena oxigênio através de uma nanoestrutura de cátodo de carbono. Uma vez armazenado, o oxigênio reage com os íons de lítio e elétrons, gerando eletricidade.

• 23/04/2012 às 17:10 • Atualizada em 06/09/2022 às 20:15 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

bateria.jpg
A bateria da IBM é muito mais leve do que as baterias usadas atualmente pelos veículos elétricos/Fotos:Divulgação

No intuito de romper uma das maiores barreiras para a adoção generalizada do veículo elétrico: a faixa limitada da bateria, a IBM, multinacional que desenvolve avançadas tecnologias industriais, iniciou um projeto intitulado "Bateria 500", no qual é desenvolvida uma bateria que respira e usa oxigênio para produzir eletricidade, permitindo uma autonomia de 800 km aos veículos elétricos.

"Lítio Ar" é o nome da tecnologia, que capta e armazena oxigênio através de uma nanoestrutura de cátodo de carbono. Uma vez armazenado, o oxigênio reage com os íons de lítio e elétrons, gerando eletricidade.

Segundo os pesquisadores, assim que o veículo é ligado à corrente elétrica, todo o oxigênio armazenado é libertado e volta novamente à atmosfera, como se tivesse sido respirado.

ibm-litio-ar-01.jpg

A tecnologia IBM está sendo desenvolvida com a ajuda das empresas Asahi Kasei e Central Glass, e é muito mais leve que as baterias atualmente usadas nos veículos elétricos.

De acordo com o portal Engadgat, a IBM espera obter um produto final, para comercialização, por volta do ano 2030.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade